ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

GONÇALO DELGADO. BRAGA
Elsa Moura

Nacional 13.01.2021 19H00

Recolhimento domiciliário obrigatório a partir de sexta-feira, dia 15

Escrito por Elsa Moura
Espaços culturais, ginásios, cabeleireiros e barbearias encerrados, assim como restaurantes, bares e cafés. Escolas mantém-se abertas.

O governo acaba de impor o recolher obrigatório em Portugal a partir de sexta-feira, dia 15 de janeiro. O anúncio foi feito esta quarta-feira pelo primeiro ministro. No dia em que o país bateu um novo recorde de mortes e de novos casos de covid-19, António Costa insistiu na responsabilidade individual para esmagar a curva.


"Será possível vencer esta pandemia". Foi assim que António Costa começou a sua comunicação ao país.

"Estamos no momento mais perigoso. O que torna este momento particularmente difícil é que a mesma esperança que a vacina nos dá de que podemos vencer é a mesma esperança que alimenta o relaxamento", assinalou.


"Temos de nos mobilizar com sentido de comunidade. Temos de novo, tal como no início desta pandemia, de nos unir no firme propósito de travar o crescimento da pandemia, esmagar a curva, salvar vidas, proteger o SNS, apoiarmos os profissionais da saúde", acrescentou.


"Ter mais de uma centena de mortos por dia não é aceitável. Temos de parar isto", sublinhou.

O primeiro ministro referiu hoje que apenas as escolas vão estar em funcionamento. O primeiro ministro acrescentou que não é tempo de nos distrairmos com exceções. "A regra é simples: cada um de nós deve ficar em casa. Vamos à mercearia, trabalhar, mas a regra essencial é ficar em casa", explicou.


Cabeleireiros, barbearias, ginásios, cafés e restaurantes encerrados

Na sua comunicação inicial, António Costa não se referiu a boa parte dos estabelecimentos. Depois, questionado pelos jornalistas a propósito dos cabeleireiros e barbearias, afirmou que vão estar encerradas durante um mês. O mesmo acontecerá com os ginásios.


A partir de dia 15 volta a vigorar o dever de recolher domiciliário.


MEDIDAS NOVO CONFINAMENTO GERAL


Consultar todas as medidas do novo confinamento



Deixa-nos uma mensagem