ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

RUM
Vanessa Batista

Desporto 29.01.2024 15H29

Recuperar 1º Maio custará mais de 15ME. Alienação do Municipal é resposta

Escrito por Vanessa Batista
Presidente do Município de Braga, Ricardo Rio, considera que o Estádio Municipal é "uma das grandes manchas da gestão pública nacional”.
Declarações do presidente do Município de Braga, Ricardo Rio.

false / 0:00

O presidente do Município de Braga quer acelerar, nos próximos dias, o processo de possível alienação do Estádio Municipal. De acordo com Ricardo Rio esta pode ser a resposta para a reabilitação total do "velhinho" 1.º de Maio.


O trabalho de diagnóstico das patologias teve início em 2019, tendo-se prolongado até 2021, devido à complexidade da estrutura bem como à pandemia que afetou a mobilidade dos recursos humanos da Universidade do Minho.


O estudo, coordenado pelo professor do Departamento de Engenharia Civil da Escola de Engenharia da Universidade do Minho, José Sena Cruz, concluiu existirem, nas partes constituídas por elementos de betão armado, nomeadamente vigas, pilares e lajes das bancadas, sinais de corrosão das armaduras e perda de secção transversal, destacamento do betão de recobrimento, e fissuração. Estas patologias são eminentemente do foro estrutural. Por outro lado, existem problemas de infiltrações relevantes que afetam a durabilidade da estrutura. Vários locais como bancadas e as salas de ensaio para bandas de garagem estão restritos.


Em breve, a autarquia espera avançar para o projeto de especialidade. Depois de várias portas fechadas, nomeadamente, junto do Ministério da Cultura e da CCDRN, Ricardo Rio acredita que a alienação do Estádio Municipal é o melhor caminho para conseguir os mais de 15 milhões de euros necessários para a reabilitação do 1º de Maio.


Nos próximos dias, Ricardo Rio espera ter um valor de referência para iniciar as negociações com o SC Braga e os seus acionistas. No entanto, o edil alerta para a impossibilidade de comparar qualquer que seja a avaliação feita com o valor do investimento realizado no Estádio Municipal.


"Não há seguramente nenhuma avaliação que nos dê se quer metade do valor que foi investido. Obviamente que a câmara vai perder muito dinheiro numa possível venda do estádio, mas esse dinheiro já está perdido, portanto, na verdade nós vamos recuperar dinheiro”, afirma.


O projeto de reabilitação prevê um investimento superior a 15 milhões, contudo, o autarca esclarece que esse não deverá ser o valor que a autarquia irá colocar em cima da mesa para negociação com o SC Braga.


O edil acredita que a apresentação do projeto para a recuperação do 1º de Maio irá ocorrer em 2024. De realçar também que a decisão da forma de intervenção no espaço extravasa o estudo da UMinho.


Questionado sobre se a resolução do problema do Municipal de Braga é um legado que pretende deixar dos três mandatos à frente dos destinos da câmara, Ricardo Rio responde desta forma: "O Estádio Municipal de Braga é uma das grandes manchas da gestão pública nacional e resolver esta situação, que na minha ótica passa de fato por este processo de alienação, é tentar passar uma pequena esponja sobre um passado tenebroso na gestão desse mesmo processo".


A Câmara não está disponível para investir mais verbas no Municipal que precisa de otimizar as acessibilidades, segurança e comodidade.

Deixa-nos uma mensagem