ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

null
Vanessa Batista

Academia 07.01.2025 12H31

Reitor: "Espero que sejam dados passos definitivos" em relação à Casa do Estudante de Braga

Escrito por Vanessa Batista
Reitor da Universidade do Minho, Rui Vieira de Castro, quer a nova direção da AAUMinho comprometida com a concretização do projeto da Casa do Estudante de Braga.

O reitor da Universidade do Minho, Rui Vieira de Castro, desafiou a nova presidência da Associação Académica da Universidade do Minho a "lançar a primeira pedra" da empreitada da nova sede da estrutura, em Gualtar, ainda durante o seu mandato.


O responsável máximo da UMinho voltou a alertar que este será um "processo exigente para todos", porém, não esconde que espera que sejam dados "passos definitivos para fazer avançar um projeto que ouvimos falar há vários anos".


São quase 3 mil metros quadrados entre espaço interior e exterior que vão acolher a Casa do Estudante de Braga da Associação Académica da Universidade do Minho. O espaço terá capacidade para receber 16 grupos culturais em salas de ensaio especialmente projetadas. Além disso, o edifício terá salas multiusos, flexíveis e adaptadas para atender a uma variedade de necessidades, desde reuniões a eventos de formação, workshops e exposições.


Quanto ao Bar Académico, foi projetado para ser moderno com três pisos e esplanada. Este não será apenas um espaço de convívio, mas também um local de celebração e partilha. Por fim, a nova Casa do Estudante oferecerá também espaço para a implementação de novos serviços que atendam diretamente às necessidades dos estudantes.


"Estou muito confiante que ele (Luís Guedes) dispõe do conhecimento e das competências necessárias para concretizar um programa ambicioso", declara o reitor.


Os grupos culturais também foram alvo do discurso do reitor da UMinho, mais concretamente para fazer uma chama de atenção à AAUMinho para que estes não sejam esquecidos, pois "têm muita importância para a dinamização da vida da comunidade".


Recorde-se que durante a Récita do Primeiro de Dezembro, vários grupos culturais da AAUMinho deixaram reparos relativamente a uma suposta falta de apoios por parte da estrutura estudantil. O reitor fala numa situação "muito pouco agradável", visto que a universidade "disponibiliza recursos para o apoio à atividade cultural e desportiva dos estudantes".

Deixa-nos uma mensagem