ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

Campus de Gualtar, UMinho. (FOTO: NUNO GONÇALVES/UMINHO)
Elsa Moura

Academia 04.06.2021 11H25

Reitoria da UMinho preocupada com desacatos na zona de bares

Escrito por Elsa Moura
Reitor Rui Vieira de Castro enviou uma nota à comunidade académica a expressar preocupação com desacatos recentes na envolvente, em período noturno.

A reitoria da Universidade do Minho admite estar preocupada com os sucessivos desacatos na envolvente do campus de Gualtar, no período noturno. Numa nota enviada à comunidade académica, Rui Vieira de Castro refere que a instituição "já exprimiu a sua preocupação por esta situação junto das autoridades, apelando a um reforço da vigilância".


Nos últimos dias têm-se registado desacatos na envolvente da Universidade em Gualtar, numa zona de bares habitualmente frequentada por alunos. Estas lutas têm ocorrido em plena rua, após o fecho dos bares, podendo ter na sua origem disputas entre grupos rivais.


Entretanto, a PSP, que tem acompanhado este crescimento de violência, "comunicou ter em curso um reforço de policiamento, garantindo o cumprimento dos horários de funcionamento dos estabelecimentos e uma vigilância acrescida das ruas".


O reitor da academia minhota sublinha que a situação que se verifica requer especiais cuidados por parte da comunidade estudantil, "apelando-se a comportamentos responsáveis e a um compromisso com a segurança de todos".


Recordando também que  a subida da incidência de casos COVID impede que o Concelho de Braga avance no processo de desconfinamento, Rui Vieira de Castro assinala "a importância de serem evitados ajuntamentos nas ruas que possam colocar em risco a saúde e o bem-estar da comunidade".

Deixa-nos uma mensagem