Agora sim. Sede da AAUMinho traz novo espaço de estudo aos alunos de Azurém

Os estudantes do campus de Azurém têm, desde esta quarta-feira, um novo espaço de estudo com a abertura da renovada sede da Associação Académica da Universidade do Minho (AAUMinho), em Guimarães. O mesmo espaço já havia sido inaugurado em 2022, pela anterior direção, contudo, a espera pela instalação de sistemas de videovigilância fez com que o processo se arrastasse até ao arranque do ano letivo 2024/2025.
Rebatizada como Casa do Estudante, a sede da AAUMinho em Guimarães combate assim a identificada e reivindicada falta de espaços de estudo. “Sendo este espaço bastante grande e que não utilizávamos por completo, uma vez que a grande maioria dos dirigentes da associação acabam por utilizar a sede de Braga, abrimo-lo a todos os estudantes”, disse esta quarta-feira à RUM a presidente da estrutura, Margarida Isaías.
Para além de espaços de estudo coletivos e individuais e o já conhecido Bar Académico (BA), a nova sede acomoda também outras zonas “importantes” para os estudantes, nomeadamente uma zona de lazer equipada com microondas, vending machines, mesas e sofás para fazerem as suas refeições. “É um espaço que queremos que dê para tudo e mais alguma coisa, e que seja utilizado, nomeadamente, pelos estudantes”, frisa a presidente.
Por agora o horário da sede é das 8h00 às 20h00, mas poderá ser moldável consoante as necessidades dos estudantes. “Se calhar numa altura de mais exames poderemos aumentar. Temos essa flexibilidade e vamos analisar ao longo do tempo”, acrescenta.
BA de Guimarães poderá passar a funcionar no período da tarde
O alargamento do horário do BA é outra das possibilidade. A ideia da direção da AAUMinho é que passe a estar em funcionamento também durante a tarde e não apenas no período noturno. “O Bar Académico continuará a abrir à noite à quarta-feira ou outros dias da semana, se assim for o caso. Queremos que abra também durante a tarde para ser mais um espaço de convívio para pausas de estudo, por exemplo”, sugere.
