Academia 06.09.2023 16H54
Residência universitária privada inaugura com mais de cem quartos reservados
A inauguração oficial da Andy Student Living Braga aconteceu na manhã desta quarta-feira e dos 294 disponíveis, mais de cem já estão ocupados neste primeiro semestre. Maioria dos alunos são portugueses.
A menos de uma semana do arranque oficial do ano letivo, agendado para 11 de setembro, a Andy Student Living Braga abriu as suas portas e já com mais de 100 quartos reservados, dos 294 quartos disponibilizados. Os números foram revelados esta quarta-feira no decorrer da inauguração oficial, que contou com a presença do presidente do Município de Braga e da presidente da Associação Académica da Universidade do Minho. A residência está instalada nas imediações da antiga Fábrica Confiança, na freguesia de S. Victor, a escassos metros do campus de Gualtar da Universidade do Minho.
Os preços variam entre os 450 euros e os 620 euros e, segundo o diretor de operações do equipamento privado, duas das quatro tipologias já estão totalmente reservadas. Os preços são fixos e todos os residentes podem aceder a cozinhas partilhadas, ginásio, zonas de estudo e espaços de lazer, sendo que os quartos mais caros incluem uma kitchenette. Além disso, todos os quartos dispõe de frigorífico individual, WC, e roupa de cama. Todas as cozinhas contêm ainda loiça e produtos de limpeza, e a residência garante também uma limpeza de quarto quinzenal incluída no preço inicial.
Segundo a administração, a maior parte dos estudantes residentes são portugueses, mas também estão já a instalar-se estudantes internacionais. A reserva é feita sempre por semestre, com débito mensal.
Ao longo da manhã de inauguração foram várias as famílias a entrar na residência privada para conhecer o espaço e os serviços disponibilizados que, segundo Mário Almeida, diretor de operações, oferecem todas as condições para que os jovens estudantes "possam triunfar academicamente e embarcar na jornada mais épica das suas vidas, potenciando uma experiência universitária única".
Receção aberta 24h/dia e funcionamento assegurado do equipamento durante o ano inteiro, incluindo festividades
A residência funciona com cerca de quinze trabalhadores, com receção 24h/dia, todos os dias do ano, e um serviço de limpeza de quarto obrigatório de duas em duas semanas. A lavandaria é o único equipamento que exige pagamento à parte.
Ricardo Rio, presidente do Município de Braga, fala numa "enorme mais valia" para a cidade com muita população estudantil e escassez de oferta habitacional. "A procura não se satisfaz apenas com oferta pública ou oferta economicamente acessível, faz-se com uma oferta diversificada que possa servir todos os públicos. Mais oferta é sempre um contributo para a redução do preço", analisou o autarca que acredita que este é o ínicio de uma regeneração urbana numa zona "crucial para o desenvolvimento da cidade", recordando que mesmo ao lado, na antiga Confiança, vai nascer a residência universitária pública com 700 camas.
A marca Andyliving começou com uma primeira residência universitária privada na cidade da Covilhã, totalmente lotada e com o mesmo conceito. Pedro Antunes, um dos dois administradores da empresa diz que a escolha da cidade de Braga "foi fácil" tendo em conta as caraterísticas da cidade e a implantação de várias instituições de ensino superior.
Recorde-se que existem nesta altura dois investidores privados interessados em construir residências do género nas imediações do campus de Gualtar. Já a residência universitária pública, a abrir portas até 2026, ficará localizada na antiga Fábrica Confiança, obra com financiamento do PRR [25Milhões de Euros] que resultará na recuperação do edifício atual da antiga saboaria, assim como na construção de um edifício de raiz onde ficarão praticamente todos os quartos.