Comunidade UMinho dá sinal de mudança de ciclo no Conselho Geral

O primeiro sinal de uma mudança de ciclo na Universidade do Minho (UMinho). É pelo menos o que ditam os resultados da eleição para o Conselho Geral (CG) da Universidade do Minho (UMinho) respeitante ao mandato 2025-2029 com o grupo mais representado no órgão (12 elementos), os docentes e investigadores, a contar agora com nove membros afetos à Lista B, liderada por Pedro Arezes, enquanto a lista A, de Eugénio Campos Ferreira, conseguiu eleger três membros. Uma diferença significativa que há muito não se verificava na instituição.
No caso dos estudantes da Universidade do Minho, a lista A, encabeçada por Luís Guedes, elegeu três membros e a lista B, de Miguel Martins, elegeu um, uma distribuição semelhante à de mandatos anteriores neste órgão de governo.
Por seu turno, no pessoal Técnico, Administrativo e de Gestão, a Lista A também saiu vencedora, elegendo o seu primeiro representante, Luís Fernandes.
Foi massiva a participação dos docentes e investigadores. Dos 1148 elementos inscritos nos cadernos eleitorais, 967 votaram, confirmando uma taxa de participação de 84%. A Lista A, de Eugénio Campos Ferreira a recolher 245 votos (25,34%), o que representa três mandatos. A Lista B, de Pedro Arezes, contabilizou um total de 684 votos (70,73%), elegendo nove mandatos em doze possíveis.
No caso dos estudantes, num universo superior a 20 mil, votaram 1985. Com quatro lugares no Conselho Geral, três deles respeitam à lista A, de Luís Guedes, que recolheu 1382 votos. A lista B garantiu um mandato, o de Miguel Martins, com 526 votos dos estudantes. Registaram-se ainda 77 votos brancos.
Luís Fernandes é o novo representante dos PTAG
Os técnicos, administrativos e de gestão passam a contar com Luís Fernandes como representante deste corpo no Conselho Geral. A lista A capitalizou 358 votos (49,65%) garantindo o único mandato possível. A lista B, de Pedro Cracel recebeu o voto de 311 trabalhadores, num universo total de 1070. Registaram-se ainda 52 votos em branco.
Rui Vieira de Castro deixa reitoria antes do final de 2025. Resultado no CG antecipa viragem na liderança da UMinho
Pedro Arezes e Eugénio Campos Ferreira anunciaram previamente um objetivo comum: a candidatura a reitor da Universidade do Minho tendo em conta a saída de Rui Vieira de Castro por limitação de mandatos ainda no presente ano de 2025.
Pedro Arezes afirmou, na reta final do debate moderado pela RUM, no último dia de campanha, que é possível “construir um futuro diferente, uma universidade diferente, mais dinâmica e alinhada com os desafios do presente e do futuro”, evidenciando que o programa que a sua lista apresenta à comunidade “é o que mais vai ao encontro” das necessidades de docentes e investigadores da UMinho.
Eugénio Campos Ferreira, por seu turno, e no mesmo momento no debate, fez saber que a sua candidatura apresenta “propostas concretas e uma visão estratégica para a Universidade do Minho” e ressalvou que a lista A “não é um mero prolongamento da situação instalada, mas também não é uma rutura sem sentido com o passado”.
Numa mensagem dirigida à Academia, na noite desta quarta-feira, a Presidente da Comissão Eleitoral, Isabel Ermida, divulgou todos os resultados, congratulando-se com o modo como decorreu o processo eleitoral e com o nível de participação na votação. Ainda de acordo com a mesma nota, os resultados das eleições serão enviados ao Presidente do Conselho Geral para homologação.
Eleição para os Representantes dos Professores e Investigadores
Resultados Globais Apurados
• Número total de eleitores inscritos: 1148
• Número total de votantes: 967 (84,23%)
• Número de votos em branco: 38 (3,93%)
• Número de votos obtidos pela Lista A – Juntos, Transformamos o Futuro!: 245 (25,34%)
• Número de votos obtidos pela Lista B – Transformar o Presente e Inspirar o Futuro: 684 (70,73%)
Por aplicação do método de Hondt, a Lista B elegeu 9 representantes e a Lista A 3 representantes, cuja identificação, bem como a respetiva ordenação, é apresentada de seguida:
Lista B – Transformar o Presente e Inspirar o Futuro
– Pedro Miguel Ferreira Martins Arezes
– Maria do Céu Ribeiro Cortez
– Nuno Filipe da Silva Fernandes de Castro
– Tiago José Quinteiros Lopes Henriques da Silva
– Paula Cristina Marques Martins
– Luís Manuel Dias Coelho Soares Barbosa
– Luís António Martins dos Santos
– Andreia Cristiana Teixeira de Castro
– Mário João Ferreira Monte
Lista A – Juntos, Transformamos o Futuro!
– Eugénio Manuel de Faria Campos Ferreira
– Delfina Rosa da Rocha Gomes
– Nuno Miguel Dias Cerca
Eleição para os Representantes dos Estudantes
Resultados Globais Apurados
• Número total de eleitores inscritos: 20476
• Número total de votantes: 1985 (9,70%)
• Número de votos em branco: 77 (3,88%)
• Número de votos obtidos pela Lista A: 1382 (69,62%)
• Número de votos obtidos pela Lista B: 526 (26,5%)
·
Por aplicação do método de Hondt, a Lista A elegeu 3 representantes e a Lista B 1 representante, a seguir identificados, bem como a respetiva ordenação:
Lista A
– Luís Miguel de Lima Guedes
– Nuna Nascimento Lima
– João Pedro Pinto Monteiro
Lista B
– Miguel Afonso Neves Gonçalves da Silva Martins
Eleição para o Representante do Pessoal Técnico, Administrativo e de Gestão
Resultados Globais Apurados
• Número total de eleitores inscritos: 1070
• Número total de votantes: 721 (67,38%)
• Número de votos em branco: 52 (7,21%)
• Número de votos obtidos pela Lista A – Estamos Juntos!: 358 (49,65%)
• Número de votos obtidos pela Lista B – Universidade em Mudança: 311 (43,13%)
Por aplicação do método de Hondt, a Lista A elegeu o representante Luís Carlos Ferreira Fernandes.
