ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

CMB
Elsa Moura

Nacional 01.03.2021 08H26

Ricardo Rio sugere mais apoios às empresas e menos burocracias

Escrito por Elsa Moura
Autarca de Braga concorda com o prolongamento das medidas no novo estado de emergência, mas pede anúncio atempado do desconfinamento.
Ricardo Rio em declarações à RUM

false / 0:00

O presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, considera que o Governo deve mobilizar mais recursos de apoio às empresas. Os pequenos empresários queixam-se das dificuldades de acesso aos apoios. De portas fechadas, ou a trabalhar a um ritmo muito baixo, exigem mais ao estado.


O autarca bracarense defende que o Governo “deve ter uma postura mais pro-ativa e uma assunção mais clara das responsabilidades porque cabe ao estado central “criar mecanismos e ferramentas de apoio para os agentes económicos”. Ricardo Rio admite que o pequeno comércio e a restauração se queixam das dificuldades a aceder a apoios. “os empresários queixam-se de uma carga excessivamente burocrática na concretização do acesso a esses apoios”, confirma em declarações à RUM.


Em Braga, numa parceria entre a InvestBraga e a Associação Comercial de Braga criaram uma espécie de balcão de “aconselhamento e informação para os agentes económicos”.


Braga está a registar dez a vinte novos casos de covid-19 por dia

À RUM, o autarca concorda com o prolongamento do estado de emergência nos mesmos moldes para não colocar em risco os resultados “francamente atingidos”, dando o exemplo de Braga que atualmente regista em média 10 a 20 casos diários no máximo. “É importante não aliviar o controlo, mas é importante ir balizando o plano de desconfinamento porque tem impacto nos agentes económicos”, explicou, sugerindo um planeamento “atempado” ao contrário do que aconteceu em quase todas as circunstâncias da pandemia, “quase de um dia para o outro”.

Deixa-nos uma mensagem