ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

null
Elsa Moura

Regional 20.07.2021 20H00

Ricardo Silva quer mais competências para S. Victor e cidadãos independentes na equipa

Escrito por Elsa Moura
Esta terça-feira o independente assumiu que pretende concorrer pela primeira vez sem qualquer apoio partidário. Processo de recolha de assinaturas já começou. Decisão não agradou à coligação de direita.
O independente que já assume funções de presidente de junta desde 2013 falou à RUM sobre a recandidatura num novo formato

false / 0:00

Ricardo Silva recandidata-se a um  terceiro mandato como presidente da Junta de Freguesia de S. Victor sem apoios partidários, apostado em exigir um reforço das competências para a maior freguesia do concelho e convicto na importância de reforçar a integração de cidadãos sem ligações partidárias.


Depois de dois mandatos consecutivos a concorrer com o apoio da coligação Juntos por Braga, Ricardo Silva recusa a ideia de “mágoa” com o fim da ligação à coligação e afirma, aos microfones da RUM, que esta é uma forma de “servir as comunidades” e uma tomada de posição política que “não deve ferir os quadros de civilidade e urbanidade entre as pessoas”. Sublinha que quer trazer os cidadãos de S. Victor para apresentar contributos “para além das esferas partidárias”. 

“Queremos que as pessoas percebam que numa freguesia deve haver uma vontade de servir a população, de todos, para todos e com todos”, explica insistindo que “é preciso trazer outras ideias e outras formas de fazer debate” e lembrando que sempre foi e será “indepedente” enquanto estiver na vida política. “Queremos mais pessoas, independentemente do seu espetro político, abrindo esta discussão a todos com maior participação”, completa.


Independente exige reforço de competências e lamenta que os últimos anos não tenham sido aproveitados para "projetos piloto de descentralização" nas freguesias urbanas

O jovem independente exige uma “verdadeira atribuição de competências” à Junta de Freguesia de S. Victor e lamenta que nos últimos não se tenha aproveitado para fazer “alguns ensaios e alguns projetos piloto de descentralização nalgumas freguesias do centro urbano, aquelas que estão menos capitalizadas para desempenhar determinadas tarefas”. O autarca lembra que muitos cidadãos desconhecem que as juntas de freguesia do centro da cidade têm menos autonomia para trabalhar. Por isso, defende um “reforço de vontade e de competências”.


Programa eleitoral está em elaboração. Em simultâneo decorrem conversações para fechar equipa candidata 

Quanto ao programa eleitoral, afirma que vai ter “ideias de continuação, ideias novas”, mas assume que neste momento é preciso “fechar a equipa” que pretende apresentar a votos. 

Ricardo Silva ainda só manifestou a intenção de ser candidato uma vez que para formalizar a candidatura terá de reunir pelo menos 760 assinaturas de fregueses de S. Victor, um processo que "está em curso desde hoje".


O candidato independente diz esperar uma campanha eleitoral “enriquecedora” e “suficientemente esclarecedora daquilo que são os ideais de qualquer das candidaturas", apontando que o que deve interessar é o “debate de ideias” e "reduzir drasticamente a abstenção”. “Que acima de tudo, as equipas que vierem a formar a assembleia de freguesia e o executivo da freguesia sejam equipas motivadas para dar sempre o melhor de si a esta comunidade que entendemos ser tão especial que merece ter sempre os melhores a servi-la”, conclui.


O processo de negociações de Ricardo Silva com a coligação Juntos por Braga falhou. Depois de várias reuniões as duas partes não terão chegado a acordo. João Granja, da concelhia do PSD de Braga e principal coordenador nos processos de negociação para as juntas de freguesia acusa o indepedente de deslealdade.


Nesta que é a freguesia com mais eleitores no concelho de Braga, é por enquanto oficial a candidatura do PS, encabeçada por Rui Dória e agora a candidatura de Ricardo Silva como independente. A coligação Juntos por Braga está a fechar o processo com um novo candidato. A RUM sabe que Firmino Marques, antigo presidente daquela junta de freguesia e ex vice-presidente da Câmara Municipal de Braga se disponibilizou para ser o candidato da coligação de direita. A oficialização do novo candidato será feita nos próximos dias, mas é quase certo que o atual deputado do PSD na Assembleia da República será a aposta da coligação que governa atualmente o município de Braga.

Deixa-nos uma mensagem