ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

DR
Elsa Moura

Regional 15.10.2020 18H30

Rio e os casos de Covid-19: “As escolas têm tido uma resposta extraordinária”

Escrito por Elsa Moura
De acordo com o autarca, a situação que gerou maior preocupação aconteceu em Tenões.
As declarações do edil de Braga.

false / 0:00

O presidente da Câmara Municipal de Braga assegura que as escolas do concelho estão a responder de forma positiva aos casos pontuais de covid-19 que têm surgido. Desde o arranque do ano lectivo, turmas de diferentes escolas já foram isoladas.


Ricardo Rio refere que se registaram “dois ou três casos avulsos de turmas em isolamento” e que houve “um problema maior” na Escola Básica de Tenões. Olhando para este cenário, o edil garante que “as situações foram logo localizadas” e que, por isso, “o normal funcionamento dos equipamentos escolares não foi colocado em causa”.


“As escolas têm tido uma resposta extraordinária. Em cada uma das circunstâncias em que se justificou o isolamento de uma turma completa, fizeram-no com tranquiliade e com o envolvimento de todas as partes”, acrescenta.


O país voltou ao estado de calamidade desde a meia-noite, um cenário que, no entender do presidente da Câmara Municipal, "já se antecipava”. Em Braga, Ricardo Rio sublinha que a autarquia tem “procurado restringir as actividades que não são sujeitas a controlo”.


Para o autarca, “existe muitas vezes um erro de percepção de pensar que uma actividade só porque tem mais participantes pode ser um maior factor de risco”, referindo que “o principal problema está nas iniciativas que não são devidamente reguladas”. “Assistir a um congresso ou a um concerto no Alitce Forum Braga no Theatro Circo não é uma actividade estritamente de risco, mas obviamente que o risco existe em todo o lado”, acrescenta.



* com Vanessa Batista

Deixa-nos uma mensagem