ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

Rui Oliveira, presidente da AAUMinho. (FOTO: NUNO GONÇALVES/UMINHO)
Elsa Moura

Academia 06.11.2021 21H54

Rui Oliveira não se recandidata à presidência da AAUMinho

Escrito por Elsa Moura
Estudante de Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica anunciou este sábado a sua decisão.

Rui Oliveira, atual presidente da Associação Académica da Universidade do Minho (AAUMinho), não irá recandidatar-se a um terceiro mandato. O anúncio foi feito na noite deste sábado, pelo próprio, nas redes sociais.


Na nota hoje publicada, o estudante assume que nem tudo correu "como expectável", recordando alguns desafios "extraordinários", nomeadamente a pandemia, mas reitera que "a AAUMinho é hoje diferente para melhor", manifestando-se convicto que o seu crescimento irá continuar nos próximos anos.


Contactado pela RUM, o estudante vimaranense revela que a decisão que hoje anunciou publicamente já estava tomada e surgiu depois de uma longa reflexão. Diz também que a "comunidade estudantil renova-se muito rapidamente e essa renovação deve ser feita constantemente também nestas estruturas".


Depois desta experiência, o estudante de Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica promete ser "um embaixador" da instituição. "A UMinho foi muito impactante na minha vida, agora procurarei ter novos desafios e aventuras. Não fecho a porta ao que possa acontecer", disse quando questionado sobre o seu futuro depois da AAUM.


Referindo também que é preciso "encontrar novas caras com ambições renovadas", recusa, para já, fazer uma longa reflexão sobre o percurso dos últimos cinco anos na presidência da estrutura, os últimos dois como líder máximo da Associação Académica.


O representante máximo dos estudantes na academia minhota assumiu a presidência da AAUMinho em janeiro de 2020, tendo vencido, no final desse mesmo ano, as eleições para o segundo mandato. Antes disso, o estudante vimaranense já fazia parte da estrutura tendo acompanhado as equipas de Nuno Reis.


Desconhece-se, por enquanto, o eventual sucessor numa lista de continuidade que nos próximos dias deverá ser anunciada, mas Rui Oliveira manifesta total confiança num conjunto alargado de jovens que o acompanharam nas últimas direções da Associação Académica.


O novo ato eleitoral para os órgãos sociais da AAUMinho deverá acontecer no início da segunda semana de dezembro de 2021.


O comunicado de Rui Oliveira:

"No dia em que termina uma das atividades mais marcantes do atual mandato, partilho convosco que depois de uma reflexão, tal como é exigida, tomo a decisão de não me recandidatar à presidência da Associação Académica da Universidade do Minho.

Não seguiria a linha de como tentei pautar os meus mandatos, se dissesse que tudo correu como expectável. Atravessei, juntamente com fantásticas equipas, desafios extraordinários, principalmente ao longo deste dois anos com a realidade imposta a toda a Academia pela COVID-19.

Ao longo do meu percurso associativo, defendi que as pessoas que representam devem ser capazes de estar atentas, ouvir, projetar soluções, e avaliar as suas ações. Adicionalmente, estes devem ser capazes de ser continuamente rosto dos seus representados. É precisamente nessa linha e olhando à rápida evolução da sociedade, que as estruturas imersas em locais Académicos, onde esta é ainda mais intensa, devem ser capazes de encontrar novas caras, com ambições renovadas, e de gerar cada vez mais pessoas comprometidas com futuros de sucesso.

Iniciei o meu percurso com a Associação Académica há cinco anos e, inesperadamente, quatro deles na Presidência, os últimos dois na liderança da mesma. Durante este período, tenho a certeza que trabalhamos para uma AAUMinho que fosse capaz de causar mais impacto na sua ação, através de melhorias na auscultação, no envolvimento, na inovação e na comunicação, bem como empenhados na melhoria do seu desempenho, pela melhor utilização de recursos e consolidação de processos. É hoje, uma AAUMinho diferente e acredito profundamente que para melhor, um crescimento que espero que continue nos próximos anos.

Ao longo destes anos, muitos foram os desafios e as concretizações. Hoje, não faço essa reflexão, porque o nosso compromisso é até ao final do mandato e, até lá, continuarei com a minha equipa a fazer de tudo para cumprir com a confiança que em todos nós depositaram.

Obrigado a todos e a todas pelo que temos sido capazes de construir.

Em conjunto, continuaremos a ser UMinho, a ser a Melhor Academia do País! "

Deixa-nos uma mensagem