ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

Elsa Moura

Regional 22.01.2021 13H05

S. Victor com 22 mesas de voto muda local de espera e garante tenda para abrigar eleitores

Escrito por Elsa Moura
A freguesia de S. Victor conta atualmente com mais de 25.500 eleitores inscritos.
Ricardo Silva, autarca local, garante abertura no domingo com todas as condições de segurança

false / 0:00

A Junta de Freguesia de S. Victor, a maior do concelho de Braga, vai dispor de 22 mesas de voto nas presidenciais de domingo. A freguesia com mais eleitores no concelho de Braga (mais de 25.500) ultima os preparativos para um dia "desafiante a todos os níveis", assume o autarca local.


Ricardo Silva defendeu publicamente o adiamento destas eleições presidenciais. À RUM assume que agora é preciso garantir todas as condições de segurança para que o eleitorado se desloque em massa à Escola Secundária Carlos Amarante.


Sublinhando que o receio das pessoas “é natural” face ao agravamento da pandemia no país e quando existem “mensagens contraditórias”, Ricardo Silva afirma que as pessoas se podem sentir “seguras e motivadas” já que “todas as variáveis de risco foram previstas”.


Entrada diferente do habitual e tenda para abrigar eleitores que aguardam a sua vez para a entrada no edifício

A entrada acontecerá pela rua Martins Sarmento, “totalmente diferente das eleições passadas”. 

 “As pessoas entram no recinto escolar e mediante o nome encontrarão a fila correspondente. Uma vez que as previsões das condições climáticas são muito desfavoráveis existirá uma grande tenda no recinto para que possam formar as famílias mantendo o distanciamento de segurança, mas abrigadas”, explica.


A desinfeção das mãos à entrada, a desinfeção das mãos antes e depois de votar, a sinalética dos percursos para evitar cruzamento de pessoas e a obrigatoriedade do uso da máscara, mesmo no exterior, são outras condições garantidas pela junta de freguesia e sublinhadas pelo autarca.


Com mais três mesas de voto comparativamente ao último ato eleitoral, assume que gostaria de ter mais urnas de voto, mas  “neste momento, a taxa de rejeição dos elementos designados para a mesa de voto é já muito alta”. Este é outro dos problemas identificados pelo presidente de junta. A bolsa de cidadãos disponíveis para garantir o total funcionamento das mesas de voto tem sofrido algumas variações. Entre desistências, casos confirmados de covid-19 e pessoas em isolamento profilático, o autarca teme que no domingo alguma mesa de voto possa não abrir às 8h00 por ausência do número de elementos necessários cada zona de voto.



Deixa-nos uma mensagem