Regional 05.09.2024 15H11
Santa Casa da Misericórdia de Barcelos vai transformar um edifício do século XVIII numa residência estudantil
Trata-se de um imóvel no centro histórico da cidade – Casa de Santa Maria –, que já foi casa de religiosas, infantário e centro de catequese, mas que está devoluto há alguns anos.
A Santa Casa da Misericórdia de Barcelos (SCMB) vai transformar um edifício do século XVIII numa residência estudantil, com capacidade para 43 camas, para estudantes do ensino superior. O auto de consignação da empreitada de reconstrução, alteração e ampliação da Casa de Santa Maria foi assinado esta quinta-feira.
“A Santa Casa acompanha a existência das pessoas, desde o berço até aos momentos finais da vida. Poder, num momento-chave da sua vida, assegurar um serviço à comunidade como é uma residência estudantil, a custos acessíveis, para estudantes deslocados e carenciados, é uma oportunidade para, num momento diferente desse ciclo de vida, podermos também ajudar pessoas”, referiu Nuno Reis, provedor da Santa Casa da Misericórdia de Barcelos (SCMB).
Este projeto "estratégico e de futuro” foi reconhecido pelo Plano Nacional para o Alojamento no Ensino Superior – financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) –, gerido pela Agência Nacional Erasmus+ Educação e Formação, em parceria com o ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.
A intervenção surge como uma “janela de esperança para o futuro da Misericórdia de Barcelos e para este equipamento em particular”, considerou o provedor, perante órgãos sociais, colaboradores e os vários intervenientes nesta obra.
A obra de reconstrução, alteração e ampliação da Casa de Santa Maria tem um custo total previsto de 2 535 783,58 euros, acrescido de IVA.