ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

Fonte: SASUM
Tiago Barquinha

Academia 07.01.2021 07H00

SASUM procuram obter certificação mundial 'FISU Healthy Campus'

Escrito por Tiago Barquinha
A Universidade do Minho integra o programa da Federação Internacional de Desporto Universitário desde outubro.
As declarações de Carlos Videira, responsável pelo departamento de Desporto e Cultura.

false / 0:00

Os Serviços de Ação Social da Universidade do Minho (SASUM) pretendem alcançar a classificação máxima no programa 'FISU Healthy Campus'. A ideia passa por evidenciar a importância da atividade física como meio de promoção do bem-estar, qualidade de vida e da saúde física e mental, num total de 100 requisitos em avaliação.


Depois de aderirem ao projecto em outubro, os SASUM têm agora até abril para enviar os indicadores relativos ao processo de certificação. Um mês depois, no máximo, a Federação Internacional de Desporto Universitário (FISU) vai pronunciar-se sobre uma eventual certificação, ainda que sem níveis atribuídos. Só no ano seguinte é que a distinção será dividida em cinco patamares de desempenho (Instituição Certificada 40≤50; Instituição Bronze 51≤65; Instituição Prata 66≤80; Instituição Ouro 81≤90 e Instituição Platina 91≤100).


O responsável pelo departamento de Desporto e Cultura assume a intenção de "obter o nível máximo" já em 2022. Carlos Videira explica que, em análise, estarão áreas com a saúde mental, a nutrição, a sustentabilidade ou a responsabilidade social. "A FISU quer perceber, por exemplo, se é disponibilizada uma alimentação saudável aos estudantes, se há serviços de apoio clínico para a comunidade académica ou programas de ofertas de prática desportiva e de exercício físico", acrescenta.


Com o objetivo de assegurar a colaboração entre os vários serviços da Universidade do Minho, será criada uma comissão de acompanhamento, composta, pelo menos, por um representante dos estudantes, dos funcionários, de escolas e institutos e da reitoria.


Para Carlos Videira, a entrada neste programa "faz todo o sentido", até porque "permite uma comparação com as principais instituições de Ensino Superior a nível mundial". Referindo que "o desporto tem sido uma parte essencial do modelo de educação integrada assumido pela Universidade do Minho", o responsável pelo departamento de Desporto e Cultura dos SASUM destaca a importância de "evidenciar a centralidade que é atribuída a esta área" por parte da academia minhota.

Deixa-nos uma mensagem