Regional 23.04.2021 10H31
SC Braga quer construir novo estádio no lugar do 1.º de Maio mas leva nega da CMB
Câmara de Braga, que pretende requalificar a infraestrutura existente, não fecha a porta a uma possível colaboração com o clube, desde que as propostas em cima da mesa "respeitem os princípios da salvaguarda patrimonial do próprio Estádio".
O Sporting Clube de Braga apresentou, "há uns meses, uma proposta à Câmara Municipal para a construção de um novo estádio, no local onde agora está o 1.º de Maio.
Em declarações à RUM, o autarca Ricardo Rio esclareceu que o objetivo do executivo municipal é "a reabilitação" do atual Estádio, sendo que já foi necessário "interromper a atividade em algumas zonas do próprio Estádio, por razões de segurança". "Estamos a finalizar um estudo por parte da UMinho para conhecermos todas as patologias existentes e as necessidades de reforço infraestrutural. Julgo que todos os bracarenses ambicionam a reabilitação desse Estádio e não a construção de um novo Estádio", acrescentou.
A vontade transmitida à autarquia pelo presidente do SC Braga, António Salvador, passava por "um conjunto de ideias não para reabilitar, mas para criar uma nova infraestrutura". "Não houve adesão à proposta", garantiu Rio, adiantando que não fecha a porta a uma possível colaboração com o clube, desde que as propostas em cima da mesa "respeitem os princípios da salvaguarda patrimonial do próprio Estádio".
"Esta vontade que me foi transmitida pelo presidente vem corroborar uma conclusão que já muitos bracarenses tinham tirado que é a de que o novoEstádio Municipal foi um desbaratar de recursos públicos, que nem sequer serve ao SC Braga", apontou ainda o autarca.
Segundo o Correio da Manhã, a proposta do clube minhoto apontava para um investimento de 60 milhões de euros, mas, à RUM, Ricardo Rio, garantiu que não estavam definidos valores, porque se tratava apenas de uma proposta, ainda que confirme que seria o clube a suportar os custos da empreitada. O mesmo jornal adianta que o projeto apresentado prevê 20.000 lugares nas bancadas, estacionamento para 800 viaturas, possibilidade de recuperação do pavilhão do ABC e pista de atletismo nas Camélias.
Segundo o autarca, desde então não surgiu nenhuma outra proposta para aquele espaço por parte do SC Braga.