ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

DR
Elsa Moura

Regional 24.02.2020 10H20

Se ninguém comprar a Confiança em Março, CMB vai dar edifício à UMinho

Escrito por Elsa Moura
ÚLTIMA HORA. Decisão revelada esta segunda-feira por Ricardo Rio.
Ricardo Rio durante a reunião de executivo

false / 0:00

Se a Fábrica Confiança não foi vendida na próxima hasta pública, a Câmara Municipal de Braga vai, no imediato, disponibilizar o edifício à Universidade do Minho para ali construir uma residência universitária pública.


A decisão foi anunciada esta manhã, na reunião de Câmara, pela voz de Ricardo Rio, presidente da autarquia. O autarca informou a restante vereação que "não há urgência na venda, mas sim na recuperação do edifício".

Depois de uma primeira hasta pública sem licitações, mas com interessados na sala, o município de Braga agendou uma segunda hasta pública, mas com as propostas a serem feitas por carta fechada. 


"Ou se consuma a venda neste segundo processo de hasta pública, ou, tal como já foi dialogado com o reitor da Universidade do Minho, a Fábrica Confiança será disponibilizada para uma residência universitária pública, cumprindo exactamente os mesmos princípios do PIP, mas obviamente já não por um promotor privado, mas sim pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e pelo Fundo de Reabilitação que está criado neste momento", afirmou. O autarca sublinhou que a CMB quer ver o edifício reabilitado, sendo certo que através de um privado "a câmara municipal pode encaixar o valor da venda". Não sendo concretizada a alienação, a CMB "vai disponibilizar o edifício no imediato para suprir uma necessidade que hoje é absolutamente premente", acrescentou.


O acto está agendado para 11 de Março. Caso não surjam propostas, a Câmara Municipal de Braga já informou o reitor da UMInho que disponibilizará no imediato o edifício para que ali o Estado construa uma residência universitária pública.


(Notícia actualizada às 12h15)


*Com Liliana Oliveira

Deixa-nos uma mensagem