ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

CMB
Liliana Oliveira

Academia 24.05.2023 12H27

Secretário de Estado do Trabalho destaca "papel da UMinho na fixação do talento"

Escrito por Liliana Oliveira
Miguel Fontes esteve, esta terça-feira, na Semana da Economia de Braga.
Declarações do secretário de Estado do Trabalho, Miguel Fontes

false / 0:00

O secretário de Estado do Trabalho destaca “o papel central da UMinho na atração, fixação e valorização do talento” português. Miguel Fontes esteve, esta terça-feira, em Braga, a propósito da Semana da Economia.


O governante considera que a academia minhota tem ajudado a fixar em Braga o talento que é necessário às empresas. “Esse talento estará seguramente nos genes de tantas empresas que se têm procurado desenvolver a partir de Braga para o mundo”, afirmou o secretário de Estado, salientando também “a criação de emprego qualificado”.


Para Miguel Fontes, o país não pode “desistir do esforço de investirmos nos mais jovens” e lamenta que “uma ou outra voz queira insinuar que não precisamos de continuar a apostar na qualificação das pessoas de forma tão decisiva, nomeadamente ao nível da frequência do ensino superior, porque também se procura criar a ideia de que há persistência de desemprego entre licenciados”. 


“Temos que conseguir continuar a qualificar a população ativa, temos que recuperar para a formação aqueles que desistiram da escola cedo demais”, reforçou. O governante considera, por isso, “a questão do talento absolutamente central, para o país ganhar confiança face aos desafios que tem pela frente”.


Na sessão, Miguel Fontes elogiou o desempenho económico de Braga, ao longos dos últimos anos. “São, de facto, indicadores muito expressivos e relevantes, que mostram bem como Braga é hoje uma cidade que se afirmou, definitivamente, como uma das mais dinâmicas do território nacional”, finalizou. 

Deixa-nos uma mensagem