“Sem o regime de lay-off a MindProber não teria sobrevivido à Covid-19”

Sem o regime de lay-off a MindProber não teria sobrevivido à pandemia de Covid-19. A garantia é do CEO da startup, Pedro Almeida.
A MindProber é uma plataforma de testes de media em tempo real, fisiológica e comportamental que melhora o ROI (Return on Investment) dos media.
A empresa que teve origem na academia e foi incubada na Startup Braga, em 2016, foi apanhada no “olho da tempestade” devido ao adiamento ou cancelamento de várias competições desportivas. Um dos maiores clientes da MindProber.
O que faz uma plataforma de testes de media?
Através de software de avaliação comportamental e produzindo métricas em tempo real sobre o engagement emocional do usuário, a atenção e a sincronia da resposta, a MindProber consegue perceber, a título de exemplo, qual o concorrente mais popular de um reality show, a personagem que pode morrer numa série, em que canal de televisão um anúncio funciona melhor ou que ângulo da câmara deve ser mais utilizado.
Estas métricas são posteriormente vendidas a organizações desportivas ou estações de televisão que têm interesse em perceber o impacto segundo a segundo na sua audiência.
Startup tinha previsto um crescimento oito vezes superior a 2019.
“Fomos muito, muito impactados pela pandemia de Covid-19. Os nossos principais clientes são organizações desportivas, por exemplo, ligadas à Fórmula 1 e Fórmula E. As temporadas foram adiadas, canceladas ou os formatos alterados por isso muitos dos eventos que íamos monitorizar não chegaram a acontecer”, explica o CEO.
No início do ano, Pedro Almeida reconhece que esperava um crescimento no primeiro trimestre oito vezes superior a 2019. Em vez disso, o vírus SARS-COV-2 trouxe quebras nas receitas na ordem dos 80 a 90%.
À Universitária, o fundador da empresa (um dos) garante que não tem dúvidas que se não fosse o regime de lay-off a MindProber “não teria sobrevivido”. A falta de ajudas iria culminar no despedimento de alguns dos 13 colaboradores da empresa. Em vez disso, a empresa já contratou mais dois recursos humanos.
Como está a ser a retoma?
A MindProber é uma startup com mais presença no mercado do Reino Unido. Com a retoma das competições desportivas a recuperação tem sido positiva.
À RUM, o CEO anuncia que os níveis de faturação, este mês, estão perto dos de 2019, sendo que já em Agosto conseguiram fechar um novo contrato.
“O importante é não parar. Conseguimos assegurar financiamento e fizemos investimentos estratégicos na área do broadcast”, refere Pedro Almeida.
