Academia 17.02.2023 09H52
Semana de Euforia regressa à academia para unir a comunidade estudantil minhota
A programação, a cargo da Associação Académica da Universidade do Minho, vai reunir 22 atividades ao longo de quatro dias de animação.
A comunidade académica vai estar em festa nos próximos dias com o regresso da Semana da Euforia, de 20 a 23 de fevereiro. A programação promete diversas festas e atividades de cariz recreativo e cultural e vai juntar os estudantes nas cidades de Braga e Guimarães, que acolhem os campi da academia minhota.
Aos microfones da RUM, Mariana Arezes, vice-presidente do Departamento Recreativo, garante que a “motivação e a união da comunidade estudantil” são o principal objetivo da atividade, aliado a um “início de semestre mais leve e divertido”.
Assim, a Semana da Euforia, organizada pela AAUMinho, procura reunir as várias “estruturas geridas pelos estudantes”, envolvendo grupos culturais, núcleos de curso e comissões de festas, como dinamizadores das atividades. A programação inclui torneios de matrecos, festas de karaoke, o arraial da ARCUM, e a festa do semáforo, no Bar Académico.
Este ano, a Semana da Euforia volta a ter uma vertente solidária. Durante os quatro dias de animação, os alunos podem contribuir para a iniciativa ‘Um Futuro’, através da entrega de material escolar e brinquedos, nos espaços ‘Recurso’ da UMinho. O projeto solidário da AAUMinho, afirma-se como “um ponto seguro para a comunidade jovem do bairro social das Enguardas”, acrescenta.
A vice-presidente realça ainda que as expectativas passam por juntar “400 participantes”, no Rally das Tascas, e que a “adesão supere os anos anteriores”.
As atividades decorrerão entre os vários bares habitualmente frequentados pelos estudantes, em Gualtar e Azurém. As noites terminam no Bar Académico de cada cidade. A Semana da Euforia marca a primeira grande festa no BA localizado na sede da AAUMinho em Guimarães, depois de obras de requalificação concluídas em dezembro passado.
*Escrito por Tiago Picas