ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

Sérgio Freitas/ CMB
Liliana Oliveira

Cultura 07.02.2024 15H27

Semana Santa de Braga 2024 deverá gerar impacto de 14 ME

Escrito por Liliana Oliveira
São esperados cerca de 100 mil visitantes na Semana Santa de Braga, que se realiza de 24 a 31 de março.
Avelino Amorim, Ricardo Rio, Daniel Vilaça e Inácio Ribeiro sobre a Semana Santa de Braga

false / 0:00

São esperados cerca de 100 mil visitantes e um impacto económico a rondar os 14 milhões de euros, na Semana Santa de Braga, que, este ano, se realiza de 24 a 31 de março. Apesar de mais moderadas, devido à conjuntura económica, as expectativas continuam a apontar para um crescimento das transações comerciais.

A Semana Santa é o principal acontecimento religioso, cultural e tradicional da cidade de Braga.


De acordo com os dados que recolhemos na Associação Empresarial Braga, o impacto económico da Semana Santa em 2023 ascendeu a 13,2 milhões de euros, o valor mais elevado de sempre. Para estes resultados, muito contribuiu o aumento significativo das receitas de turistas estrangeiros, que cresceram cerca de 17% face ao ano anterior, totalizando cerca de dois milhões de euros”, apontou. Segundo Daniel Vilaça, denotou-se também “um aumento do impacto económico da Semana Santa no setor do comércio e serviços face aos anos anteriores”. “De uma forma geral, dos cinco principais mercados emissores de turistas, todos cresceram, exceto o Reino Unido, que registrou um decréscimo de cerca de 30% das suas transações durante a Semana Santa. Porém, só o crescimento das transações de turistas norte-americanos superaram em muito estas receitas”, acrescentou.


Inácio Ribeiro, da Turismo do Porto e Norte, destaca a Semana Santa de Braga como sendo “o maior evento do turismo religioso” da região. “No último ano, Braga bateu recordes de dormidas, de visitação e de permanência de estrangeiros. Dentro do território Porto e Norte, é um dos espaços em que o crescimento do turismo mais cresce”, apontou.


O presidente da Câmara, Ricardo Rio, fala de uma “edição que volta a ter garantia de qualidade e diversidade do ponto de vista da programação, que é riquíssima”. “É uma iniciativa extraordinária, que tem garantido uma atratividade crescente de visitantes, de cada vez mais nacionalidades, como é o caso do mercado norte americano, que tem sido um dos que mais tem crescido nos últimos anos”, disse ainda.


Comissão investe mais de 100 mil euros na programação


Com um orçamento que ronda os 105 mil euros, a Semana Santa de Braga conta com dezenas de iniciativas de cariz cultural e religioso.

A programação arranca na quarta-feira de cinzas, a 14 de fevereiro, com a “oração litúrgica, a imposição das cinzas” e o início do Lauperene, que percorrerá todo o tempo da Quaresma, nas diferentes igrejas de Braga”.

Um dos objetivos da comissão da Semana Santa de Braga é a “envolvência das gerações mais jovens”, nas atividades. “Teremos uma oração, no domingo de ramos, onde são convidados todos os jovens, e que é animado pela Pastoral dos Jovens da Arquidiocese”, aponto o cónego Avelino Amorim.


Além disso, haverá “o concurso de desenho sobre a Semana Santa, que envolve todas as escolas do primeiro ciclo e a colaboração dos alunos da Profitecla na rua, que têm um papel também muito importante, sobretudo na informação e no acompanhamento, não apenas das pessoas de

Braga, mas também dos visitantes”.

As procissões são um dos pontos em destaque no programa. A procissão da burrinha sai para a rua no dia 27, a Ecce Homo decorre a 28 de março e o Enterro do Senhor na Sexta-feira Santa, dia 29.

Deixa-nos uma mensagem