ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

DR
Elsa Moura

Regional 10.02.2024 21H55

"Senta-te e pensa". A campanha de Braga que alerta para a violência no namoro

Escrito por Elsa Moura
A campanha é feita a partir de dois bancos de jardim, colocados em pleno centro comercial, e apoiada por elementos da APAV.

Em Braga, o centro comercial Braga Parque está a acolher até ao próximo dia 14 de fevereiro, uma campanha contra a violência no namoro. 


A iniciativa denominada “Senta-te e Pensa”, pretende assinalar o Dia dos Namorados e é dinamizada pelo Comando Distrital de Braga da PSP, pelo Gabinete de Braga da Associação de Apoio à Vítima, pelo Município de Braga, pela Junta de Freguesia de S. Victor e pelo BragaParque. Prestando mais informação ao público sobre as entidades que auxiliam as vítimas de violência, a iniciativa pretende também alertar para as respostas no combate a estes fenómenos, dentro da comunidade de Braga.


Os dois bancos de jardim colocados no centro comercial surgem com mensagens alusivas ao combate à violência nas relações. Ao lado está também uma exposição, o carro patrulha da PSP afeto ao programa Escola Segura, e uma equipa da APAV a distribuir as pulseiras “conecta-te ao amor”, com tecnologia NFC e permitem abrir automaticamente, num telemóvel, o domínio da internet com o mesmo nome. Aí estão plasmados vários conselhos, informações, estatísticas e números de apoio no âmbito do auxílio às vítimas de violência.


"A perspetiva da PSP é manter uma presença de proximidade, amiga do cidadão e que inspire confiança às vítimas de violência para apresentarem denúncia, permitindo maior identificação destes casos", pode ler-se na nota enviada à RUM pela Junta de Freguesia de S. Victor. A presença da PSP nestas ações tem como objetivo, fazer saber que "a violência no namoro é um flagelo que afeta pessoas de todas as idades, géneros e origens, assumindo, à semelhança do que sucede no crime de violência doméstica, várias formas, designadamente o abuso físico, emocional e até o sexual", acrescenta-se.


A PSP alerta que este é "um ato criminoso" e pode "acarretar consequências/marcas nefastas para o futuro, quer das vítimas, quer dos agressores". Neste sentido, a autoridade quer chegar a vários públicos para despertar a atenção de toda a comunidade para este crime que é, ainda, pouco denunciado.


O Gabinete de Braga da APAV lembra que a violência no namoro pode ter várias formas, tratando-se de um episódio único ou continuado no tempo, cometido por um ou ambos os parceiros numa relação de namoro. Assim, torna-se fundamental capacitar as pessoas para identificar as situações e rejeitar os comportamentos violentos nas relações, independentemente da forma de violência praticada. Por isso as vítimas de crime podem procurar o apoio da APAV, entidade que está disponível para auxiliar através da rede nacional dos serviços de proximidade e do Sistema Integrado de Apoio à Distância.

Deixa-nos uma mensagem