ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

null
Tiago Barquinha

Autárquicas 2021 02.08.2021 17H51

“Será difícil termos mais eleitos para a câmara municipal do que em 2017"

Escrito por Tiago Barquinha
Nas últimas eleições autárquicas, a coligação Juntos por Braga aumentou o número de mandatos atribuídos de seis para sete.
As declarações de Ricardo Rio, cabeça de lista à Câmara Municipal.

false / 0:00

Ricardo Rio considera uma missão “difícil” aumentar o número de eleitos da coligação Juntos por Braga para a Câmara Municipal. Ainda assim, não esconde a ambição de superar o número de votos alcançados nas últimas eleições autárquicas. A força política formada por PSD, CDS-PP, PPM e Aliança entregou esta segunda-feira as listas no Tribunal Judicial.


Há quatro anos, a coligação de direita teve perto de 50 mil votos, reunindo 52% da preferência dos bracarenses, o que resultou na conquista de sete dos 11 mandatos possíveis, mais um do que em 2013. Em relação ao ato eleitoral que se avizinha, Ricardo Rio acredita na possibilidade de “reforçar a votação anterior” em cada um dos órgãos do poder local. 


"Para a Câmara Municipal queremos ter mais votos e acho que para a Assembleia Municipal e para as assembleias de freguesia [concorre às 37 uniões e juntas de freguesia] podemos ter mais eleitos do que há quatro anos". Tal como no domínio da Câmara Municipal, a coligação Juntos por Braga foi a força política mais votada para a Assembleia Municipal, angariando 20 dos 38 mandatos, e para as assembleias de freguesia (167 dos 371).


No poder há oito anos, Ricardo Rio recandidata-se a um terceiro e último mandato “com a mesma energia e com a mesma vontade de continuar a dar sequência aos compromissos assumidos”. Ainda assim, não deixa de salientar que é “um momento importante e simbólico, do ponto de vista pessoal”, por ser a última vez que concorre consecutivamente ao cargo de presidente da câmara.

Deixa-nos uma mensagem