ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

Vanessa Batista / RUM
Vanessa Batista

Legislativas 2022 18.01.2022 07H00

"Seria um erro que o TGV ignorasse o eixo urbano Braga, Guimarães e Famalicão" 

Escrito por Vanessa Batista
Premissa defendida por André Coelho Lima, cabeça de lista do PSD em Braga, em entrevista à RUM.
André Coelho Lima, cabeça de lista do PSD pelo círculo eleitoral de Braga, sobre a nova estação ferroviária que deverá receber o TGV.

false / 0:00

"Seria um erro que o TGV fosse para Vigo e ignorasse este eixo urbano", mais concretamente, o triangulo criado por Braga, Guimarães e Vila Nova de Famalicão. A posição é do cabeça de lista do PSD ao distrito de Braga, André Coelho Lima, em entrevista à RUM.


O social-democrata já havia defendido, em maio de 2021, que a cidade berço não poderia ficar "a ver os comboios passar", logo argumenta que devido à proximidade estes concelhos não sejam esquecidos caso o PRR - Plano de Recuperação e Resiliência venha a proporcionar este investimento. André Coelho Lima isola este "triângulo" por uma questão "distância".


“Uma linha de alta velocidade no norte do país não pode ignorar a zona mais densamente urbanizada a seguir à área metropolitana do Porto”, acrescenta. Quanto à localização da estação, André Coelho Lima apela a que seja "equidistante", ou seja, esteja à mesma distância das cidades de Braga, Guimarães e Vila Nova de Famalicão.


"A estação que venha a ser criada, uma vez que é nova, pois não há aproveitamento da linha antiga, tem de ser o mais equidistante possível. O ideal é que sirva o eixo urbano porque se não Guimarães e porventura Famalicão vão querer ligações ferroviárias à estação, o que acaba por custar mais do que planear bem o local de colocação da estação", explana. 


Recorde-se que o presidente do Município de Braga, Ricardo Rio, anunciou, em fevereiro do ano passado, que a cidade irá ver nascer uma "central intermodal" que vai surgir por força da linha de alta velocidade Porto - Vigo.


Quanto ao regresso do Alfa Pendular a Guimarães, André Coelho Lima considera fundamental.

Deixa-nos uma mensagem