ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

Startup Braga
Liliana Oliveira

Regional 07.05.2021 14H16

Sete anos depois Startup Braga criou "700 empregos e atraiu 86 ME"

Escrito por Liliana Oliveira
Startup Braga comemora, esta sexta-feira, sete anos de atividade. 
Luís Rodrigues, diretor da Startup Braga, a propósito dos sete anos de atividade

false / 0:00

São mais de 160 startups apoiadas, 86 milhões de euros angariados, 700 postos de trabalho qualificados criados e centenas de atividades promovidas. Os números são bem redondos e demonstram "o balanço extremamente positivo" que o diretor da Startup Braga, Luís Rodrigues, assinala, no dia em que o hub de inovação celebra sete anos desde a sua criação. 


Com o objetivo de criar "startups ligadas a projetos tecnológicos" e apostar na "capacitação de empreendedores, para que beneficiem de uma rede de parceiros e mentores, mas também de um cojunto de competências que lhes permita escalar modelos de negócio e criar valor económico", a Startup Braga "tem perseguido o desígnio de se afirmar como hub de referência nacional e  internacional". "Temos procurado diferenciar-nos dos restantes hubs de inovação a partir da nanotecnologia, tecnologias digitais para a saúde e economia digital, beneficiando de entidades de referência da região, como a UMinho e o INL", acrescentou o responsável. 


De todas as iniciativas, "o programa de aceleração é a que tem maior capacidade de atração de projetos internacionais". No último programa, foram recebidas "60 candidtauras de 12 países". A Startup Braga tem, ainda, participado em diferentes redes internacionais, como o Global Startup Cities, que contribui "para novas oportunidades de mercado e financiamento", mas também no acolhimento de empreendedores internacionais, ao abrigo do programa Startup Visa. Em muitos casos, estes empreendedores internacionais "integram, depois, o programa de inovação e fixam-se em Braga, criando valor para a região".


Esta sexta-feira, a Startup Braga assinala o seu aniversário com uma sessão sobre "a aplicação da inteligência artificial no mundo real". Além disso, haverá uma sessão de contacto com todas as startups do programa de incubação, aproveitando-se o encontro para debater "desafios e oportunidades". No dia 14 de maio, no Altice FORUM Braga, o hub de inovação da InvestBraga promove um evento dedicado à apresentação dos projetos que têm estado envolvidos no programa Empreender@Braga. De cerca de 50 candidaturas, estão a ser apoiados oito projetos. A sessão juntará stakeholders, empreendedores e investidores. No final, serão premiados os três melhores projetos, com verbas destinadas à criação de empresas.

Deixa-nos uma mensagem