ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

WeBraga
Vanessa Batista

Regional 21.10.2024 11H14

Sete Fontes: Cedência de terrenos por parte do Ministério da Saúde fechado até final do mês

Escrito por Vanessa Batista
Informação foi avançada durante o programa de debate político da RUM, Praça do Município.

Até ao final do mês, estará fechada a cedência, por parte do Ministério da Saúde, dos nove hectares de terreno para o Parque Eco Monumental das Setes Fontes. A informação foi avançada no programa de debate político da RUM, Praça do Município, por João Granja.


O comentador político sublinhou, uma vez mais, que este é um processo complexo, visto que envolve uma centena de proprietários. Das 24 unidades de execução deste puzzle, Granja adianta que o executivo "tem dado prioridade às unidades que fazem reverter território para o Parque Ecológico". Em jeito de balanço, refere que a unidade seis "está fechada", a 17, relacionada com o Ministério da Saúde, "está em vias de ser assinado o ato dos contratos", o que deverá acontecer "até ao final deste mês". A unidade quatro está "em fecho na próxima reunião camarária". Quanto às unidades três e sete, a discussão pública já teve lugar, segue-se a aprovação final e o processo de loteamento por parte dos privados. 


O Parque Eco Monumental das Setes Fontes foi o tema central do programa de debate político da RUM, o Praça do Município. O espaço com 90 hectares contará com 30 hectares para parque, 30 para floresta e 30 para urbanização. 


Área para expansão do Hospital de Braga tem de estar acautelada.


Para Jorge Cruz este é um dossiê que se tem vindo a arrastar no tempo, quando poderia ter sido tomada a decisão de desapropriar os terrenos. "Já podia estar bastante mais avançada", defende.


O comentador lamenta ainda que a prioridade do executivo municipal seja no sentido de "urbanizar". Quanto aos nove hectares em negociação com o Ministério da Saúde, a posição é que "já deveria ter sido feito há muito tempo", sendo que levanta uma outra questão relevante para os bracarenses. ^"Deve ser acautelada a área de expansão do hospital", frisa. 


Projeto está a evoluir a um ritmo mais lento do que era desejável.


A opinião é de Carlos Neves que participou, pela primeira vez esta temporada, no Praça do Município. O comentador político espera que parte do Parque Eco Monumental das Setes Fontes seja aberto ainda durante o mandato de Ricardo Rio apesar de lamentar.


Porém, recorda que "houve ações em Tribunal que a autarquia, inclusive, já conseguiu prevalência. Houve um trabalho muito minucioso para mapear, construir e desenhar o Parque Eco Monumental das Sete Fontes", diz. 


O Praça do Município volta a ser emitido, esta segunda-feira, depois das 20h00. Todas as edições podem ser consultadas aqui.

Deixa-nos uma mensagem