Sistema de compensação carbónica vence concurso “Inovação Aberta”

Um sistema local de compensação carbónica para os turistas calcularem a sua pegada e atribuírem um valor correspondente a projectos de requalificação ambiental. É esta a ideia vencedora da 1.ª edição do concurso “Inovação Aberta”, promovido pela Câmara Municipal de Braga.
O projecto “actnow”, que alia o turismo ao ambiente, conta agora com uma verba de cinco mil euros para dar os primeiros passos. José Barbosa, que representa a Itineraris, explicou que o objectivo passa por “mitigar os efeitos das emissões de carbono associadas às visitas turísticas”, através de “um instrumento que torne a viagem até Braga sustentável”. O objectivo é cumprido através de uma “plataforma informática, que associa um valor às emissões de carbono feitas por cada turista e que lhes permite pagar esse valor a um projecto local de cariz ambiental”. O dinheiro do prémio, disse José Barbosa, vai “permitir o arranque da plataforma, que no prazo de alguns meses estará totalmente funcional”. “O projecto tem uma parte do financiamento dos turistas, que serve para a sustentabilidade da plataforma”, acrescentou.
A adesão à ideia será voluntária e gratuita, sendo que a plataforma estará disponível nos locais de maior afluência turística, como o Posto de Turismo ou os principais museus da cidade.
“A proposta vencedora parece-nos completamente inovadora”
Recorde-se que o objectivo do concurso passa por incentivar ideias inovadoras no sector turístico ao nível da sua estruturação, promoção, valorização ou dinamização. A 1.ª edição contou com 10 ideias a votação.
O vereador do Turismo, Altino Bessa, destaca o interesse de grande parte dos projectos, ainda que o financiamento de alguns “excedesse o valor estipulado (5 mil euros)”. “A proposta vencedora parece-nos completamente inovadora, não conheço nenhum projecto a nível nacional deste género”, apontou.
Ainda que admita a dificuldade a que poderá estar sujeita a implementação do projecto, Altino Bessa está certo de que se trata de uma ideia que “merece esta oportunidade”.
“O turismo tem que ser diferenciador. Braga quer se situar num turismo de qualidade”, afirmou o vereador.
Dada a qualidade das propostas apresentadas, o júri decidiu atribuir uma menção honrosa ao projecto que propõe a colocação de sinalética e placas direccionais para os monumentos e pontos de interesse turístico da cidade, incluíndo nome, icone e distância. Helena Silva, em representação da Your Tours, adianta que o objectivo passa por “sinalizar a cidade para que esteja mais facilmente visitável” e para que “os impactos do turismo se sintam no eixo principal mas também em outras zonas da cidade, com interesse turístico que não têm visibilidade” ou dar indicação de “outros pontos, como a central de camionagem”. O circuito proposto pela Your Tours contempla cinco itinerários e, de acordo com Altino Bessa, apesar de não ter sido contemplado com nenhuma verba a propósito do concurso, poderá ser alvo de análise num “futuro próximo”.
