ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

null
Liliana Oliveira

Regional 04.03.2020 15H38

Site Norte sensibiliza trabalhadores da região para a igualdade de direitos

Escrito por Liliana Oliveira
Esta quarta-feira, dirigentes e delegados do Site Norte estiveram em contacto com os trabalhadores da Aptiv, mas vão percorrer outras empresas do distrito. Acção pretende alertar para a necessidade de igualdade de direitos laborais e sociais entre homens e mulheres.
Sérgio Sales, dirigente sindical do Site Norte, a propósito da acção de contacto com os trabalhadores da Aptiv

false / 0:00

Dirigentes e delegados sindicais do Site Norte estiveram, esta quarta-feira, em contacto com os trabalhadores da Aptiv, no complexo da Grundig.Uma acção inserida na Semana da Igualdade, que é promovida pela Comissão para a Igualdade entre Mulheres e Homens da CGTP -IN, com o intuito de assinalar o Dia Internacional da Mulher. O objectivo é lutar pela igualdade de direitos laborais e sociais.


Na Aptiv trabalham cerca de 800 pessoas, metade são mulheres. Esta quarta-feira, à porta da empresa bracarense o dirigente sindical, Sérgio Sales, adiantou à RUM que, neste caso, “não há discriminações a nível salarial, já que os trabalhadores são tratados da mesma forma”, mas há “trabalhadoras perseguidas pelo uso dos direitos de parentalidade”. Além disso, trata-se de “um sector fustigado por doenças musculoesqueléticas e há alguma perseguição no uso do direitos específicos”. “Não vai há muito tempo que uma trabalhadora foi despedida grávida, algo que é uma ilegalidade e está a ser tratado nos sítios próprios”, apontou Sérgio Sales.


Além da Aptiv, esta quarta-feira, a estrutura local contactou também com os trabalhadores da Bosch e da Fehst.

Até ao dia 6 de Março, os dirigentes do Site Norte vão passar pela Tesco e a Leica, em Famalicão, e pela Simseg, em Celeirós. As situações nas empresas são idênticas e prendem-se, sobretudo, com os direitos dos trabalhadores. “Numa ou outra põe-se a questão da diferença salarial ou de concursos para cargos de chefia”, acrescentou.


Segundo o sindicalista, o primeiro passo é a “consciencialização”. Embora reconheça alguns pequenos passos que têm sido dados em matéria de direitos de parentalidade, nomeadamente o facto de “serem mais abrangentes e incluírem os homens”, Sérgio Sales garante que “há ainda muito para fazer até que o tratamento seja igual”.


O Site Norte apela, ainda, à participação na Manifestação Nacional promovida pelo Movimento Democrático de Mulheres (MDM) a ter lugar em Lisboa, a 8 de Março, pelas 14h.

Os sindicalistas querem “assinalar as conquistas das mulheres ao longo do tempo e lembrar o caminho que falta trilhar em unidade”.

Deixa-nos uma mensagem