Regional 05.09.2024 08H23
Sustentabilidade. "A grande questão é como é que valorizamos, cada vez mais, o papel das cidades"
Ricardo Rio participou na sessão da rede URBACT Cities for Sustainability Governance.
Líderes municipais, académicos e especialistas em sustentabilidade juntaram-se, esta quarta-feira, no Espaço Vita, em Braga, para debater sobre ´O papel das cidades na nova era do desenvolvimento sustentável´. A iniciativa, incluída na reunião transnacional do URBACT Cities for Sustainability Governance, contou com a participaçao do autarca local, Ricardo Rio, que destacou a importância dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) à luz dos desafios emergentes.
"Os ODS são, não apenas uma ferramenta, mas muito úteis para o desenvolvimento dos territórios. Tendo de ser melhorada, não pode ser abandonada, de todo, naquilo que é a visão global do desenvolvimento sustentável para o futuro", reflete.
O autarca refere também que é necessário entender qual o papel das cidades na definição de novos objetivos de sustentabilidade urbana. "Essa é uma discussão que se coloca a nível nacional, por exemplo, ao nível do processo de descentralização. Coloca-se a nível europeu, porque praticamente para todas as políticas fala-se no going local, ou seja, como é que podemos envolver mais as autoridades locais", acrescenta.
"O que é importante não é isolar o que é local, mas criar espaços de discussão entre as estruturas locais, as estruturas nacionais e as estruturas internacionais, ou seja, o que é importante não é por presidentes de Câmara a falar entre si, é por presidentes de Câmara a falar com ministros, com Governos, com Organizações Europeias e Internacionais", finaliza.
Na sessão, foram ainda discutidos temas como a definição dos próximos ODS, financiamento e políticas públicas, as mudanças necessárias na estrutura organizacional da ONU para apoiar de forma mais eficaz a implementação e monitorização dos ODS nas cidades e o papel das Universidades para enfrentar os desafios urbanos dos próximos anos.
O painel incluiu também a presença de Pedro das Neves, da CESOP - Universidade Católica Portuguesa, Maria João Rausch, da SDSN Portugal, e João Crispim, da Casais.
A rede URBACT reuniu líderes municipais, académicos e especialistas em sustentabilidade em Braga. Liderada pela cidade finlandesa de Espoo, participam ainda nesta rede as cidades de Braga, Tallinn (Estónia), Valência (Espanha), Gabrovo (Bulgária), Kosice (Eslováquia), Mannheim (Alemanha), Agius Dimitrios (Grécia) e Jablonec nad Nisou (Republica Checa).