ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

DR
Catarina Martins

Cultura 17.03.2023 07H00

Sven Helbig apresenta disco "melancólico" dedicado ao trabalho artesanal no Theatro Circo

Escrito por Catarina Martins
Sven Helbig apresenta 'Skills' no Theatro Circo, este sábado, às 21h30.
Declarações de Sven Helbig.

false / 0:00

Sven Helbig é autor de arranjos para coros e orquestra em peças de dois dos álbuns do grupo de rock Rammstein, produziu 'The Battleship Potemkin' dos Pet Shop Boys, em 2004, e já trabalhou com o cantor de opera René Pape e a pianista Olga Scheps. Este sábado, no Theatro Circo, o compositor alemão vai apresentar o mais recente disco, 'Skills', lançado em 2022.


À RUM, Sven Helbig, que cruza trabalhos orquestrais e corais com música eletrónica, fala de um disco "melancólico, sobre as coisas que costumávamos fazer e que implicavam uma certa habilidade, mas que se perderam porque os tempos mudaram".


O artista conta que sempre admirou um par de chaleiras construído pelo avô e que o álbum é precisamente sobre o que as pessoas conseguem fazer com as suas próprias mãos. "Já construímos coisas tão lindas, mas todas essas habilidades vão-se perdendo de alguma forma ao longo do tempo", refere, acrescentando como exemplo o facto de "as pessoas já não aprenderem a escrever à mão nas escolas, limitando-se a escreverem nos computadores". 


Além do novo álbum, o reportório conta com temas de trabalhos anteriores. No palco, a complementar a sua eletrónica estará um ensemble português de piano, violino, viola e violoncelo, com quem já tocou uma vez em Lisboa.


Pela primeira vez em Braga, Sven Helbig mostra-se "entusiasmado" por conhecer o Theatro Circo e o público bracarense. "Conheço bem o povo português, tendo em conta que vou à Madeira todos os anos, mas nunca estive em Braga, nem neste teatro lindo que vi pelas fotografias, mas conheço vários artistas que já tocaram lá e todos dizem que é impressionante tanto o teatro, como a cidade e a audiência", revela.


Sven Helbig sobe ao palco do Theatro Circo, este sábado, às 21h30.

Deixa-nos uma mensagem