ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

Liliana Oliveira

Regional 07.08.2024 08H56

Taxa de ocupação hoteleira ronda os 75% em Braga

Escrito por Liliana Oliveira
AEB espera que transações rondem os 410 ME, um aumento de 3% face a 2023. Turismo nacional está em queda. 
Declarações de Rui Marques, diretor-geral da AEB

false / 0:00

As unidades hoteleiras em Braga contam, em agosto, com uma ocupação hoteleira a rondar os 75%, em linha com os números de 2023. O turismo internacional tem aumentado, mas a presença de visitantes portugueses está a diminuir.


A estadia média continua a ser de duas noites. Segundo o diretor geral da Associação Empresarial de Braga, Rui Marques, a quebra do turismo nacional está relacionada com “a diminuição do poder de compra dos consumidores”, mas também há mais procura “por destinos estrangeiros”.


“Espanhóis e franceses estão, de forma sustentável e gradual, a crescer, no número de estadias na nossa região, e temos notado também o fenómeno, de forma consolidada, de mais procura quer de cidadãos dos Estados Unidos da América, quer de cidadãos do Reino Unido. São mercados que nos interessam bastante porque, por norma, estamos a falar de turistas cujo gasto médio é muito mais elevado do que os turistas, por exemplo, espanhóis ou brasileiros”, detalhou Rui Marques.


Em 2023, as transações, no 3.º trimestre, fixaram-se nos 404 milhões de euros, mas a expectativa da AEB é que, este ano, se denote um aumento na ordem dos 3%, ou seja, “410 a 415 milhões de euros”.

“Em 2023, no primeiro trimestre, tivemos cerca de 345 milhões de euros, ao nível das transações. No segundo trimestre, cerca de 369 milhões de euros. Este ano, 2024, tivemos cerca de 350 milhões de euros no primeiro trimestre e 382 no segundo”, acrescentou o diretor-geral da AEB.

Deixa-nos uma mensagem