ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

DR
Tiago Barquinha

Desporto 13.01.2021 16H56

"Temos qualidade suficiente para lutar pelas medalhas, mas pensamos jogo a jogo"

Escrito por Tiago Barquinha
Um dia antes da estreia de Portugal no mundial de andebol, Humberto Gomes fala das ambições pessoais e coletivas para a competição. 
As declarações do guarda-redes bracarense em entrevista à RUM.

false / 0:00

Humberto Gomes acredita que Portugal tem capacidade para lutar pelo pódio no campeonato do mundo de andebol. No entanto, garante que o foco está na concretização do primeiro objetivo, que é a qualificação para a main round.


A seleção orientada por Paulo Pereira inicia frente à Islândia, esta quinta-feira, às 19h30, a caminhada na prova disputada no Egito. Salientando a ambição de terminar no primeiro lugar do grupo, o guarda-redes bracarense destaca a importância de vencer o jogo inaugural diante do adversário teoricamente "mais complicado".


Em entrevista à RUM, o atleta do Póvoa Andebol reconhece que Marrocos e Argélia, os outros oponentes da poule F, que Portugal defronta no sábado e na segunda-feira, respetivamente, são "completamente desconhecidos". "Vamos estudar essas equipas mais tarde porque o foco está agora na Islândia".


Os três primeiros classificados dos oito grupos passam à main round. Aí, a poule da seleção portuguesa vai cruzar com a E, formada por Noruega, França, Áustria e Suíça. As equipas que chegam do mesmo agrupamento não voltam a jogar entre si, com os pontos acumulados a transitarem da fase inicial para a segunda. Na main round, em que há quatro grupos de seis formações, qualificam-se as duas primeiras para os quartos de final.


Humberto Gomes garante que "Portugal tem os pés bem assentes na terra". Contudo, acredita que é possível chegar à fase a eliminar. "Queremos fazer a melhor classificação possível e quem sabe ganhar uma medalha. Temos qualidade suficiente para isso, mas pensamos jogo a jogo. Esteve tão perto das nossas mãos no Europeu 2020 [Portugal ficou em sexto], mas estou convicto de que, se continuarmos a trabalhar assim, poderá ser desta vez", argumenta.



Humberto Gomes é o terceiro jogador mais velho da competição


Depois de ter ficado pela primeira fase de grupos em 1997, dos oitavos de final de 2001 e de ter chegado à main round em 2003, em casa, Portugal participa pela quarta vez na prova.


Para Humberto Gomes, que conta com presenças em dois europeus no currículo, é a estreia em campeonatos do mundo e logo na condição de terceiro jogador mais velho da competição. O atleta de 43 anos, completados a 1 de janeiro, é apenas superado por Berlin Sobtacdoug, da República Democrática do Congo, e Danijel Saric, ambos guarda-redes que completam 44 anos em 2021.


O atleta natural de Braga diz que é "um orgulho muito grande, com esta idade, ainda fazer parte dos convocados da seleção". "Acho que é um prémio para a minha carreira e para o trabalho que tenho feito", acresenta, referindo que está "preparado para entrar em campo sempre que o selecionador precisar".


Depois de dez épocas ao serviço do ABC/UMinho, Humberto Gomes mudou-se esta temporada para o Póvoa Andebol. O guarda-redes considera que o facto de a formação recém-promovida à primeira divisão estar a fazer um campeonato "acima das expetativas", encontrando-se na oitava posição, "ajudou bastante" a que esta chamada acontecesse.

Deixa-nos uma mensagem