Regional 01.03.2023 07H00
“Tenho disponibilidade para ser candidato à Câmara de Braga”
Em entrevista à RUM, Ricardo Silva, presidente da Junta de Freguesia de S. Victor, admite, pela primeira vez, que pode ser candidato à Câmara Municipal de Braga.
Ricardo Silva abre a porta a uma candidatura à Câmara Municipal (CMB) de Braga em 2025. Na noite desta terça-feira, aos microfones da RUM, no programa Campus Verbal, o atual presidente da Junta de Freguesia de S. Victor admitiu esse cenário. “Se a população achar que eu, efetivamente, posso vir a ser um digno representante da comunidade de Braga e, se eu daqui a um ano e meio, dois anos, mantiver a posse das minhas faculdades mentais e físicas, se a vida se proporcionar, eu não vou dizer que não aos desafios que me vierem a fazer. Portanto, vamos ver”, respondeu.
Sustentando que o foco está atualmente na Junta de S. Victor, Ricardo Silva assume que estes dez anos à frente da maior freguesia do concelho trazem uma outra preparação para esse cenário, concluído este ciclo. Admite que é hoje "uma pessoa com outra cultura política, com outra formação também política, de proximidade, de gerar e de gerir opções para a minha comunidade". "Afinal, há quem conte comigo, provavelmente, se calhar fruto deste caminho com dez anos, reconhecem-me alguma competência e fico grato por isso, fico verdadeiramente reconhecido por isso", acrescentou.
"Não há candidaturas unipessoais"
O autarca independente assume ter "disponibilidade" para ser candidato à Câmara Municipal de Braga, mas avisa que "não há candidaturas unipessoais". "Há um ano e meio atrás tentaram dizer que o Ricardo Silva estava a concorrer à junta de freguesia, numa candidatura individual. Não há candidaturas individuais, há candidaturas de equipas, e quem quiser vir a gerir o município de Braga tem que ter essa consciência, primeiro da responsabilidade de que está a representar pessoas, e que tem que constituir uma boa equipa que esteja à altura desse desafio", afiança.
"O próximo executivo vai ter muito que fazer"
O autarca de S. Victor alerta para o "grau de compromisso" e de "disponibilidade" das candidaturas que se apresentarem a sufrágio à Câmara Municipal de Braga, nas próximas autárquicas. Antevê ainda um cenário desafiante para a gestão municipal, depois de Ricardo Rio. "O próximo executivo municipal vai ter muito que fazer do ponto de vista da gestão da cidade, do ponto de vista da manutenção da cidade, do ponto de vista de, também, se calhar, continuar a ter a cidade bem pontuada lá fora, mas sempre observando o que se passa cá dentro. E, portanto, os desafios vão ser múltiplos", assinala.
OUVIR A ENTREVISTA COMPLETA AO CAMPUS VERBAL