ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

(Imagem do projecto_INL)
Elsa Moura

Regional 15.01.2020 12H53

S.E.N.S.E. O edifício icónico que o INL quer erguer até 2022

Escrito por Elsa Moura
Já está projectado e ficará localizado à frente da entrada principal do INL, entre o INL e o Parque da Rodovia.
Jorge Fiens fala do orçamento de 2019, da necessidade de diversificação de fontes de financiamento e da criação do novo edifício.

false / 0:00

O Instituto Ibérico Internacional de Nanotecnologia (INL) pretende construir um novo edifício que será "um marco da cidade de Braga e do próprio país". O anúncio deste novo projecto foi feito aos microfones da RUM pelo director de comunicação do INL, Jorge Fiens, esta terça-feira à noite.


"Para ser mais, o INL tem de ter outro tipo de projectos e um desses projectos é a criação do S.E.N.S.E., que já está projectado e que gostaríamos muito que pudesse estar pronto daqui a dois anos", revelou em entrevista ao Campus Verbal. 


Segundo Jorge Fiens "será um edifício icónico pela forma que tem" e cuja missão passará por "melhorar a ligação do INL à comunidade e de melhorar a ligação das pessoas à ciência". A nova estrutura ficará instalada na entrada do INL, entre o edifício principal e a Rodovia.


Jorge Fiens lamenta o movimento crescente de pessoas que questionam a ciência em todo o Mundo, reiterando que a ciência não é política. "A ciência é ciência e não podemos acreditar nela quando nos dá jeito e usá-la só quando isso é proveitoso para nós. Cada vez mais a ciência tem que estar presente nas tomadas de decisão e isso só se consegue com pessoas, com cidadãos informados que não comem a primeira coisa que lhes querem vender", acrescentou, assumindo que esta é uma responsabilidade "do INL e de todas as instituições que desenvolvem e fazem ciência".


Entrevista completa já disponível em podcast


Deixa-nos uma mensagem