Cultura 03.08.2022 17H57
Theatro Circo. Dança e teatro marcam programação de setembro e outubro
Diretor artístico da sala bracarense, Paulo Brandão, levanta o véu sobre regresso no mês de Dezembro.
O Theatro Circo aposta em espetáculos de dança e teatro para a programação dos meses de setembro e outubro. O diretor artístico da sala bracarense levanta o véu também sobre alguns dos nomes que vão passar por Braga nos meses de Novembro e Dezembro.
“Hamster Clown”, em português ´Hamster palhaço`, encenada por Ricardo Neves-Neves e interpretado por Rui Paixão, é uma proposta para "toda a família", sem texto, que se apresenta em dose dupla, nos dias 9 e 10 de setembro. Numa altura em que os mais novos estão a regressar as aulas, Paulo Brandão acredita ser o momento ideal para reunir a família em torno de um espetáculo infantojuvenil.
No mês de setembro, o Theatro Circo acolhe as instalações "ROOT", de Anne-Sophie Emard, e "#ISSONÃOÉPIXAÇÃO", de Vítor Grilo, que podem ser vistas de 2 a 4, no salão nobre.
No dia 23 de setembro, há "estreia absoluta" do espetáculo "Arca Ostinata", uma criação do músico e cinéfilo Nuno Laisné, que conta, em palco, com o instrumentalista de tiorba Daniel Zapico.
O primeiro momento do novo programa de residências artísticas do Theatro Circo, intitulado "Casa de Partida", decorre a 4 de outubro, com o pianista Luís Magalhães.
Já no dia 7 de outubro, sobe ao palco a 'performance' de dança contemporânea "Je T'Aime", de João Costa Espinho e Maria João Espinho, enquadrada na Segunda Casa - Palcos Instáveis.
A música portuguesa não é esquecida. António Zambujo irá atuar duas vezes na sala bracarense, 14 e 15 de
outubro, para apresentar o mais recente projeto, "Voz e Violão". A 21 de outubro, é a vez do brasileiro Tim Bernardes invadir o palco para dar a conhecer o segundo disco de originais, "Mil Coisas Invisíveis".
Setembro e Outubro trazem também eventos já consolidados na agenda do Theatro Circo. A edição deste ano dos Encontros da Imagem, vai estar patente no salão nobre do Theatro Circo, com a exposição de fotografia "Berlin", de Diane Meyer, de 16 de setembro a 22 outubro.
Quanto ao Gente Sentada, que terá lugar de 30 de setembro a 1 de outubro, Paulo Brandão confessa, em entrevista à RUM, que a programação deste ano não deixará ninguém indiferente pois estão previstas várias surpresas.
Por sua vez, o Festival Semibreve ocorre entre os dias 28 e 30 de outubro, com uma programação já anunciada, que conta com o compositor alemão Alva Noto e o regresso do programa de ‘clubbing’, após dois anos de pausa, devido à pandemia da covid-19.
Drumming GP, com Burnt Friedman, Félicia Atkinson, com Violeta Azevedo, Malcolm Pardon, Jan Jelinek e KMRU são outros nomes esperados para a 12.ª edição do Semibreve.
Dezembro, mais concretamente o dia 17, será marcado por um regresso há muito aguardado. Ólafur Arnalds traz a música especial 'Some Kind of Peace', um novo álbum que representa também uma nova atitude na sua vida.