ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

CMB
Liliana Oliveira

Regional 06.12.2021 15H43

TUB. Cruz sugere retirada de circulação de viaturas antigas; Granja reivindica mais apoios

Escrito por Liliana Oliveira
Novas viaturas a gás natural apresentadas pelos TUB a semana passada em destaque no Praça do Município.
Jorge Cruz e João Granja sobre as novas viaturas dos TUB

false / 0:00

Os novos autocarros a gás natural, que os Transportes Urbanos de Braga apresentaram a semana passada, foram um dos temas em destaque no programa Praça do Município, desta semana. 

O tema foi levantado por Jorge Cruz, que acredita que há autocarros que "não estão em condições de circular e que devem ser substituídos".


Apesar da aquisição destas novas 25 viaturas "reduzir substancialmente a idade média" da frota e de ser "um contributo importante para o ambiente", o comentador aponta "uma quantidade deles que deviam ser retirados de circulação tão cedo quanto possível". "A própria empresa municipal deveria ter um controlo mais apertado, porque há autocarros que não estao em condições de circular e só há uma medida: retirá-los de circulação", acrescentou. 


João Granja evidencia o facto de "Braga já ter que se endividar muito para fazer a renovação de um terço da sua frota". A renovação, frisou, "vai propriciar menos poluição, mas também mais segurança, porque obriga ao abate das viaturas em piores condições". "Como o orçamento municipal não é elástico era desejável que houvesse mais apoios para a aquisição destes autocarros, uma vez que ainda há uma grande componente de comparticipação que a Câmara tem que suportar", finalizou. 


Os Transportes Urbanos de Braga apresentaram públicamente 25 novos autocarros a gás natural, que já estão em circulação. O tema foi abordado no programa Praça do Município, que tem reporsição hoje, a partir das 20horas.

Deixa-nos uma mensagem