ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

Fonte: UMinho
Redação

Academia 22.06.2022 07H38

U-Multirank atribui nota máxima à UMinho em 12 indicadores

Escrito por Redação
O sistema de classificação, criado numa iniciativa da Comissão Europeia, utiliza uma abordagem multidimensional com recurso a uma análise comparativa do desempenho das instituições em 40 indicadores.

A Universidade do Minho obteve nota máxima em 12 indicadores do ranking global U-Multirank 2022 e a segunda nota mais elevada noutros 12.


A nona edição deste sistema de classificação, que avaliou mais de 2000 instituições de ensino superior de 96 países, destaca o trabalho da academia minhota em quatro indicadores da dimensão da investigação, nomeadamente nas publicações científicas, nas publicações interdisciplinares, na proporção de pós-doutoramentos relativamente ao total do pessoal académico e na percentagem de autores de género feminino.


A importância da UMinho no envolvimento regional foi também reconhecida com três notas máximas, enaltecendo a sua ligação às empresas e organismos do território, através da percentagem de graduados em licenciaturas ou mestrados que conseguiram o primeiro emprego nesta área geográfica e também da percentagem de publicações científicas em coautoria de âmbito regional.


A dimensão da internacionalização também foi referenciada com excelência em dois indicadores que avaliam as publicações científicas em colaboração com outros países e a percentagem de pessoal académico com nacionalidade estrangeira, bem como a dimensão de ensino e aprendizagem, com duas notas máximas nos indicadores que avaliam a igualdade de género nos estudantes de doutoramento e os programas de apoio para grupos sub-representados de estudantes.


A UMinho atingiu ainda a classificação máxima num indicador associado à transferência de conhecimento e que pontua a taxa de publicações da universidade citadas em patentes internacionais.


O U-Multirank, criado numa iniciativa da Comissão Europeia, utiliza uma abordagem multidimensional com recurso a uma análise comparativa do desempenho das instituições em 40 indicadores, classificados em cinco níveis (de A – Muito Bom a E – Fraco). 

Deixa-nos uma mensagem