ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

DR
Liliana Oliveira

Regional 14.09.2020 12H42

Um caso positivo de Covid-19 coloca turma de quarentena no CLIB

Escrito por Liliana Oliveira
Caso foi detectado, três dias depois do início do ano lectivo no Colégio Luso-Internacional de Braga.
Declarações de Helena Pina Vaz, directora do CLIB

false / 0:00

Há um caso confirmado de Covid-19, no Colégio Luso Internacional de Braga (CLIB). Três dias depois de iniciar o novo ano lectivo, um aluno do 10.º ano testou positivo ao novo coronavírus. A informação foi avançada à RUM pela directora do colégio. O jovem esteve em contacto com um familiar infectado e, embora assintomático, testou positivo. A directora do CLIB foi informada pela Unidade de Saúde Pública de Braga, este domingo à noite, que decretou quarentena para toda a turma.


“As autoridades vão ter que fazer escolhas. Os alunos mais velhos podem ficar sozinhos em casa e não impedir os pais de trabalhar, tendo aulas online, que, de resto, correram muito bem entre Março e o final do ano lectivo”, sugeriu Helena Pina Vaz.


Ainda que consciente de que a opção “não é boa em termos sociais, situações de crise como esta exigem escolhas”. Sendo que as crianças mais pequenas são mais dependentes e necessitariam do apoio parental, a directora do CLIB considera que o espaço escolar deveria ser reservado para as faixas etárias mais jovens.


Depois de confirmado um caso positivo, os pais de outras turmas impediram os filhos de frequentar o CLIB. A directora apela à serenidade e relembra que apenas os alunos da turma onde foi detectado o caso necessitam de quarentena. O “pânico” de alguns encarregados de educação dificulta o trabalho do colégio, apontou ainda.

Helena Pina Vaz lembra os governantes que “por muito bem estruturada que a sala de aula esteja”, permitindo o distanciamento, não é suficiente, já que “cá fora os jovens não se afastam nem por um minuto”.


O ano lectivo no CLIB arrancou a 8 de Setembro para o infantário e a 10 para os restantes alunos.

Três dias depois, foi detectado um caso de Covid-19. Os alunos desta turma do 10.º ano já se encontram a ter aulas online, estando sujeitos a um período de quarentena.

Deixa-nos uma mensagem