ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

null
Liliana Oliveira

Academia 21.11.2022 15H13

UMinho acolhe debate entre responsáveis do ensino superior de Portugal e Galiza 

Escrito por Liliana Oliveira
Seminário para Altos Cargos Universitários decorre a partir das 10h00 no auditório IB-S (edifício 18) do campus de Gualtar, em Braga.

A Universidade do Minho recebe, esta terça-feira, algumas das principais figuras académicas e políticas de Portugal e da Galiza. O “2º Seminário para Altos Cargos Universitários” é o mote para um debate, sobre a cooperação interuniversitária e os desafios do ensino superior. A iniciativa decorre a partir das 10h00, no auditório IB-S (edifício 18) do campus de Gualtar, em Braga.


O evento insere-se no projeto UNISF, que une as universidades do Minho, Porto, Trás-os-Montes e Alto Douro, Corunha, Santiago de Compostela e Vigo, a par da Fundação Centro de Estudos Euro-Regionais (CEER). 

A abertura do seminário conta com o reitor da UMinho, Rui Vieira de Castro, a vice-reitora da UMinho e coordenadora do UNISF – Universidades Sem Fronteiras, Filomena Soares, e o diretor da Fundação CEER, Ángel Miramontes. Segue-se um painel com o presidente da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior, João Guerreiro, o diretor da Agência para a Qualidade do Sistema Universitário da Galiza, Eduardo López Pereira, e o diretor do Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial Galiza-Norte de Portugal, Nuno Almeida.


Pelas 12h00, prevê-se as intervenções dos reitores da Corunha, Julio Abalde Alonso, de Santiago de Compostela, Antonio Lopez, de Vigo, Manuel Reigosa Roger, de Trás-os-Montes e Alto Douro, Emídio Gomes, do Porto, António Sousa Pereira, e do Minho, Rui Vieira de Castro. Em análise estão a harmonização e as potencialidades do ensino superior, além da retrospetiva e do futuro do consórcio UNISF. Meia hora depois, é a vez de ouvir o presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), António Cunha. O encerramento está a cargo de Ángel Miramontes.


O projeto UNISF possibilitou às seis universidades públicas do noroeste ibérico criarem no presente ano letivo o mestrado em Desafios das Cidades e o mestrado em Direito Transnacional da Empresa e Tecnologias Digitais, além dos doutoramentos em Matemática e Aplicações e em Ciências Sociais e Envelhecimento. Os parceiros têm também dinamizado diversas ações e estreitado laços a nível formativo, pedagógico, científico e digital, entre outros. O investimento global é de 1.99 milhões de euros, sendo 1.49 milhões dos programas comunitários Interreg, POCTEP e FEDER. Há mais detalhes em www.universidadesemfronteiras.eu.

Deixa-nos uma mensagem