ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

DR
Liliana Oliveira

Academia 13.10.2021 10H49

UMinho acolhe 12ª Conferência Luso-Brasileira de Ciência Aberta

Escrito por Liliana Oliveira
Frank Miedema, vice-reitor da Universidade de Utrecht, Sampaio da Nóvoa, embaixador de Portugal na UNESCO, e Helena Pereira, presidente da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, são alguns dos convidados da iniciativa que decorre entre hoje e sexta-feira, em formato híbrido.
Eloy Rodrigues, diretor dos Serviços de Documentação e Bibliotecas (SDB) da UMinho, sobre o evento

false / 0:00

Arranca esta quarta-feira, na Universidade do Minho, a 12ª Conferência Luso-Brasileira de Ciência Aberta (ConfOA), sob o tema “Ciência Aberta: Diversidade, Inclusão e Sustentabilidade”.

Este ano, o evento, que é organizado pelos Serviços de Documentação e Bibliotecas da UMinho, pela FCT e pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, decorre em modelo híbrido, dividindo-se entre o campus de Gualtar e o online.


Eloy Rodrigues, diretor dos Serviços de Documentação e Bibliotecas (SDB) da UMinho, lembra que o evento já se realiza "há 11 anos e reúne a comunidade portuguesa, brasileira e dos países lusófonos, que vem trabalhando no acesso aberto às publicações e dados de investigação". "A ideia é discutir e apresentar boas práticas, quer ao nível de infraestruturas e serviços, como repositórios e revistas, quer ao nível de políticas relacionadas com ciência aberta", acrescentou.


A sessão de abertura decorre esta quarta-feira, às 13h00, com a participação da diretora do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), Cecília Leite, do reitor da UMinho, Rui Vieira de Castro, e da presidente da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), Helena Pereira.


Segue-se a conferência inaugural por Frank Miedema, presidente do Programa de Ciência Aberta da Universidade de Utrecht. 

"Vamos ter mais de 150 trabalhos apresentados por membros da comunidade e teremos dois convidados. O professor Frank Miedema, vice-reitor da Universidade de Utrecht e que tem tido um papel muito relevante na área, nomeadamente na reforma da avaliação da investigação para alinhar com este princípio da ciência aberta. Na sexta-feira, a conferência fecha com chave de ouro, com o professor António Sampaio da Nóvoa, embaixador de Portugal na UNESCO, e que teve um papel essencial no desenvolvimento das recomendações da UNESCO sobre ciência aberta, um documento muito importante que vai ser aprovado em novembro", detalhou Eloy Rodrigues.


A organização espera que no próximo ano a Conferência Luso-Brasileira de Ciência Aberta possa já realizar-se presencialmente, numa outra cidade.


As conferências de abertura e encerramento serão transmitidas aqui

Deixa-nos uma mensagem