UMinho deverá receber mais 4,5ME do Orçamento de Estado em 2023

A Universidade do Minho deverá receber, no próximo ano, um reforço de 4,5 milhões de euros do Orçamento de Estado. Durante a sessão que assinalou os 22 anos da Escola de Medicina, o reitor da UMinho voltou a frisar, como tem feito nas últimas celebrações, que o diferencial entre o que o que deveria ser transferido e o que efetivamente chega à academia minhota atarvés de transferência do Orçamento de Estado, ultrapassa os 17 milhões de euros, só no ano passado.


O responsável máximo da instituição de ensino superior minhota não poupou nas palavras frisando que os alunos da UMinho são financiados com valores “substancialmente menores” em comparação com outras instituições. Para além do subfinanciamento crónico, a situação financeira da UMinho é agravada pelos constantes atrasos nos reembolsos por parte das agências financiadoras. 

Durante o discurso, Rui Vieira de Castro utilizou por diversas vezes a palavra “esperança” em relação ao próximo ano, visto que a academia minho irá entrar em “convergência com outras universidades”. No total, a UMinho deverá receber uma transferência de 73 milhões de euros do OE.

“Ficarei e ficaremos todos a pensar que face ao que se vai passando em certos setores, basta pensar no caso da TAP, alguns investimentos se feitos nas universidades teriam efeitos mais significativos no plano social e económico”, declara. 

Recorde-se que a proposta de Orçamento do Estado para 2023 vai ser debatida na generalidade no Parlamento nos próximos dias 26 e 27, estando a votação final global do diploma marcada para 25 de novembro.


Este ano, a instituição sofreu um corte no orçamento de 2,2 milhões de euros. O orçamento da UMinho cifrou-se nos 163 milhões de euros.

Partilhe esta notícia
Vanessa Batista
Vanessa Batista

Jornalista na RUM

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Pérola Negra
NO AR Pérola Negra A seguir: O Baile dos Bombeiros às 22:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv