ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

Nuno Gonçalves/UMinho
Liliana Oliveira

Academia 20.09.2022 10H39

UMinho prepara "plano de investimentos para requalificação das residências"

Escrito por Liliana Oliveira
Reitor Rui Vieira de Castro admite problemas nas atuais infraestruturas e afirma que a UMinho preferiu apostar no aumento de novas camas.
Declarações do reitor Rui Vieira de Castro e presidente da AAUMinho, Duarte Lopes

false / 0:00

O reitor da Universidade do Minho admite que a requalificação das atuais residências vai integrar um plano de investimentos a realizar ao longo dos próximos anos.

A degradação dos atuais edifícios foi um dos problemas levantados pelo presidente da Associação Académica, Duarte Lopes, na sessão de boas-vindas aos novos alunos, esta segunda-feira.

Rui Vieira de Castro reconhece o problema e garante que a Universidade tem “vindo paulatinamente a procurar melhorar as condições”. “O ano passado fizemos um investimento importante sobretudo na qualificação das condições de acesso à rede de internet. Temos que continuar este caminho”, apontou Rui Vieira de Castro.

O responsável reconhece a necessidade de “introduzir melhorias” e, por isso, aponta para “um plano de investimentos, ao longo dos próximos anos, de requalificação de residências”.


Segundo o reitor, a Universidade do Minho é uma das instituições portuguesas com maior número de bolseiros. São cerca de seis mil, “um número em termos absolutos dos maiores das universidades portuguesas”. “Há universidades com maior dimensão do que nós, não tem este número de estudantes bolseiros”.

Segundo Vieira de Castro, a UMinho tinha dois caminhos: “Apostar em novas residências ou renovação das existentes”. “Podíamos tentar uma combinação, mas a nossa aposta foi no reforço do número de camas”, afirmou o reitor.


Duarte Lopes, presidente da AAUMinho, está preocupado com as “dificuldades de aquecimento e a pintura dos quartos, devido à humidade”, antecipando a inflação da energia como um problema no próximo inverno.

“Está a ser trabalhado o orçamento para 2023. Será uma prioridade da Associação Académica bater-se por esse ponto para que haja uma rubrica específica que possa ajudar a colmatar essas dificuldades”, afirmou.

Rui Vieira de Castro adiantou que o Orçamento da Universidade para o próximo ano está ainda numa fase de construção e admite que os problemas identificados ao nível da requalificação do parque habitacional serão “ponderados”.

Deixa-nos uma mensagem