UMinho promove debate sobre software de inteligência artificial

A Universidade do Minho vai promover dois debates sobre o conversador digital ChatGPT, juntando peritos de inteligência artificial, de tecnologia educativa e estudantes. As sessões decorrem esta quarta-feira, às 14h00, no auditório 0.24 do Campus de Azurém, em Guimarães, e quinta-feira, às 11h30, no auditório B1 do Campus de Gualtar, em Braga.
O IDEA – Centro de Inovação e Desenvolvimento do Ensino e da Aprendizagem da UMinho está responsável pela dinamização do evento. Os debates vão incidir em áreas como a integridade académica, o uso desta ferramenta para aprendizagem ou a necessidade de reformular processos e metodologias de avaliação. O programa conta também com a apresentação dos resultados de um inquérito online sobre o uso do ChatGPT pela academia minhota.
A iniciativa incluiu a intervenção do pró-reitor para os Assuntos Estudantis e Inovação Pedagógica, Manuel João Costa, e uma parte para perguntas do público.
O ChatGPT é um software de inteligência artificial que está programado para gerar textos e responder a perguntas complexas numa conversa, procurando produzir conteúdos mais coerentes do que qualquer sistema existente.
*Escrito por Patrícia Silva
