ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

Foto: Vadim Ghirda
Redação

Academia 23.06.2022 12H14

UMinho recebe evento sobre conflito na Ucrânia

Escrito por Redação
A iniciativa vai decorrer em modo híbrido e é organizada pelo Observatório Lusófono dos Direitos Humanos da Universidade do Minho.

A Escola de Direito da Universidade do Minho vai receber, de 27 de junho a 1 de julho, uma summer school, subordinada ao  tema 'Conflitos armados - Perspetivas Jurídica e de Relações Internacionais'. O principal foco é a guerra na Ucrânia.


O direito internacional no uso da força, a resposta europeia aos refugiados, as armas nucleares, os impactos do conflito para a Organização dos Nações, os crimes internacionais e a 'nova ordem' mundial serão alguns dos temas discutidos nas atividades. O evento tem ainda uma componente prática, a decorrer no Regimento de Cavalaria nº 6, que termina com uma mesa redonda sobre a relevância da comunicação no conflito.


O evento conta com a presença de oradores como José Azeredo Lopes, ex-ministro da Defesa, Isabel Nunes, diretora do Instituto de Defesa Nacional, Paulo Dentinho, jornalista da RTP, Ricardo Alexandre, jornalista da TSF, o major-general Dario Carreira e o tenente coronel Jorge Rodrigues.


Na vertente académica vão participar Licínia Simão, da Universidade de Coimbra, Emelin de Oliveira, da Nova Law, Rui Garrido e André Matos, da Universidade Portucalense, e Assunção Vale Pereira, Sandra Fernandes, Ana Paula Brandão, Wladimir Brito e Felisbela Lopes, da Universidade do Minho.


As sessões decorrem em regime presencial e online, das 10h até às 12h e das 14h às 17h30. A inscrição no evento tem o custo de 75 euros e pode ser feita através da plataforma do Observatório Lusófono dos Direitos Humanos da Universidade do Minho.




*Por Marta Lima

Deixa-nos uma mensagem