UMinho suspende todas as aulas presenciais

Um novo despacho do Reitor da Universidade do Minho lançado na noite desta segunda-feira suspende todas as actividades lectivas na instituição. A medida abrange agora todos os campi – Braga e Guimarães.

A reitoria da Universidade do Minho anunciou a suspensão de todas as actividades lectivas nos campi da instituição, esta segunda-feira à noite. Na noite de sábado, depois de um caso de cosid-19 confirmado no campus de Gualtar – um aluno da licenciatura em História natural de Felgueiras, a UMinho decidiu isolar o ICS, mas rapidamente alargou a medida ao campus de Gualtar, uma vez que o estudante terá circulado e contactado com cerca de 180 pessoas em diferentes complexos da instituição.

Os edifícios do campus de Gualtar estão isolados e serão submetidos a uma higienização ao longo dos próximos dias. Também em Braga, no edifício dos Congregados onde é leccionada a licenciatura em Música, a instituição optou por suspender as actividades lectivas.

Ao longo desta segunda-feira, diferentes equipas de trabalho da instituição de Ensino Superior realizaram várias reuniões para avaliar possibilidades, nomeadamente métodos de trabalho a seguir, pelo menos nas próximas semanas. O campus de Gualtar está com actividade lectiva suspensa por tempo indeterminado.

Entretanto, a comissão criada para o efeito decidiu tomar novas medidas com efeito prático a partir desta terça-feira: as actividades lectivas ficam suspensas em todos os edifícios da Universidade do Minho, incluindo agora a cidade de Guimarães que acolhe o campus de Azurém e o campus de Couros.

A instituição de ensino superior minhota justifica a mais recente medida com o teor das interações realizadas nestes últimos dias entre a Universidade do Minho e as autoridades de saúde e protecção civil;

– o agravamento da situação sanitária na região norte do país nas horas recentes;

– a necessidade de atenuar o quadro de grande instabilidade que afeta a vida da Universidade;

– a necessidade de a Universidade assumir uma posição que contribua ativamente para a prevenção e o controlo da COVID-19;

– as recomendações da Comissão de Elaboração e Gestão do Plano de Contingência Interno COVID-19.

Adicionalmente, determina-se, para toda a Universidade:

​​​a) O encerramento dos serviços de bibliotecas e das unidades alimentares;

b) A suspensão dos eventos e atividades desportivas;

c) A suspensão de reuniões de júris de concursos e de provas académicas (mestrado, doutoramento, agregação e título de especialista), bem como da realização de conferências, seminários, cerimónias e eventos de natureza similar;

d) O encerramento de todas as áreas de atendimento presencial a utentes nas unidades orgânicas, unidades de serviços, unidades culturais e Serviços de Ação Social;

e) A suspensão da mobilidade outgoing e incoming de estudantes, professores, investigadores e trabalhadores técnicos, administrativos e de gestão.

​​​

4. Visando defender o bem-estar dos docentes, investigadores e trabalhadores técnicos, administrativos e de gestão, será privilegiado, sempre que possível, o teletrabalho, cabendo aos responsáveis das unidades orgânicas, das unidades de serviços e das unidades culturais, bem como dos Serviços de Ação Social, definir o modo de organização do trabalho.


5. O controlo e a validação da assiduidade no período em que estiver suspensa a utilização dos terminais de leitura biométrica serão feitos pelo superior hierárquico direto.

6. Os estudantes que se encontram instalados nas residências da Universidade do Minho com possibilidade de regressar temporariamente ao seu domicílio devem fazê-lo, minimizando os contactos interpessoais e respeitando as recomendações da Direção Geral de Saúde.

7. Os estudantes que se encontram na Residência Carlos Lloyd Braga e na Residência de Santa Tecla (Bloco B e Bloco D) devem manter-se em quarentena profilática, sendo-lhes asseguradas as condições necessárias à sua permanência nas residências (designadamente alimentação, cuidados de saúde, higiene, etc.).

Partilhe esta notícia
Elsa Moura
Elsa Moura

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Terra Pura
NO AR Terra Pura A seguir: Mil às 18:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv