ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

DR
Vanessa Batista

Academia 16.11.2021 10H31

UMinho volta a ter dois dos cientistas mais citados no mundo  

Escrito por Vanessa Batista
Este é o quarto ano consecutivo que a dupla da Universidade do Minho surge na área das ciências agrárias da lista. Lista conta ainda com três alumni da UMinho em ciências agrárias/cross-field.
Ouça aqui as declarações à RUM dos galardoados.

false / 0:00

Pelo quarto ano consecutivo, José António Teixeira e António Vicente, do Centro de Engenharia Biológica (CEB) da Universidade do Minho, estão entre os cientistas mais citados no mundo por outros investigadores.


A confirmação é dada hoje pela lista Highly Cited Researchers 2021, da norte-americana Clarivate Analytics, que inclui 6.602 cientistas de mais de 70 países, sendo 16 deles em Portugal. O ranking incide no período 2010-2020 e apenas sobre os artigos altamente citados, que representam 1% do que se publica no mundo e para 21 áreas de conhecimento.


À RUM, José Teixeira, diz estar “satisfeito” com este reconhecimento que é, sobretudo, um “sinal” que o trabalho que tem vindo a realizar é de qualidade.


Aos jovens investigadores deixa uma mensagem de incentivo. “Acreditem que é possível. No início nunca pensei chegar a estes níveis. Temos de ser competentes e gostar do que fazemos, depois os prémios surgem naturalmente”, afirma.


Neste momento, o investigador está a trabalhar em projetos nas áreas da biotecnologia industrial e alimentar, mais concretamente, o Clean Label que envolve cerca de 30 entidades ligadas ao setor alimentar.

José António Teixeira teve os seus artigos citados 20.175 vezes e é uma referência na biotecnologia industrial e biotecnologia alimentar, tendo recebido vários prémios.


António Vicente garante que esta distinção é um motivo de “orgulho”, quer pelo facto de ver o seu trabalho reconhecido pelos pares quer pelo facto de elevar o nome da UMinho a nível internacional.


Quanto aos projetos em que está envolvido, o investigador revela que iniciou, recentemente, um novo trabalho em que o foco passa pela descoberta/criação de novas proteínas para reduzir o consumo de proteínas animais.

António Vicente teve os seus artigos citados 13.868 vezes e está ligado a inovações como ecoembalagens, compostos funcionais e bioativos e nanossistemas para aplicações alimentares.


Os galardoados acreditam que para Portugal ver a sua relevância ao nível da investigação crescer internacionalmente, o Governo deveria pensar em aumentar o volume de financiamento, programar este investimento a médio prazo e tornar o acesso ao mesmo menos burocrático.   


O Highly Cited Researchers 2021 inclui, aliás, mais três alumni da UMinho em ciências agrárias/cross-field: Isabel Ferreira, Manuel Simões e Miguel Ângelo Cerqueira.


As análises bibliométricas da lista foram realizadas pelo Instituto de Informação Científica do grupo Web of Science, que “pesou” os artigos científicos da mesma coorte anual, retirando a vantagem da citação de artigos mais antigos perante os mais recentes. 


Os países mais representados no ranking são os EUA (2622 cientistas), China (935), Reino Unido (492), Austrália (332) e Alemanha (331). Portugal surge em 15º lugar europeu e 30º no mundo. A lista inclui 24 Prémios Nobel e a Universidade de Harvard, nos EUA, lidera no volume de cientistas (214).

As citações são um dos critérios mais utilizados para produzir rankings de instituições de ensino superior e demonstram a influência significativa de um grupo de investigadores entre os seus pares.

Deixa-nos uma mensagem