ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

Rua de Vilar, Braga. (FOTO: GOOGLE EARTH)
Elsa Moura

Academia 29.05.2023 11H27

UMinho. Zona envolvente ao campus de Gualtar vai ter videovigilância

Escrito por Elsa Moura
Projeto de instalação envolve os municípios de Braga, Guimarães e Famalicão. Nas três cidades a videovigilância será no centro histórico, mas na capital de distrito será alargada à envolvente da UMinho.
Declarações de Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga

false / 0:00

A envolvente ao campus de Gualtar da Universidade do Minho onde se encontram os bares mais frequentados pelos estudantes da instituição terá sistema de videovigilância. O projeto está a ser trabalhado pela autarquia de Braga em proximidade com a Polícia de Segurança Pública. A concretizar-se, o projeto vem dar resposta a pedidos de sucessivas direções da Associação Académica da Universidade do Minho. Centenas de estudantes frequentam diariamente os bares e cafés instalados junto ao campus de Gualtar onde vivem também centenas de alunos. No entanto, estes mesmos estabelecimentos são muitas vezes procurados por grupos externos à instituição de ensino superior e são do conhecimento público desacatos frequentes, além de assaltos e sentimento de insegurança. Alguns dos proprietários de bares há muito que apelam a uma maior proximidade das forças de segurança para garantir a normalidade.


O projeto que visa a instalação de videovigilância é mais alargado e está a ser trabalhado em complemento com as autarquias de Guimarães e Famalicão que também pretendem este sistema nos respetivos centros urbanos.


Segundo Ricardo Rio, autarca de Braga, o projeto vai avançar "em breve" ainda que as localizações exatas ainda estejam a ser alvo de estudo. A concretização para 2023 "depende de várias circunstâncias". "O plano está a ser elaborado em conjunto, depois teremos questões de procedimentos contratuais que demorarão o seu tempo, de validação da sua instalação junto das entidades competentes", explica.


Entretanto será assinado um acordo entre os três municípios e a PSP.

Deixa-nos uma mensagem