ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

DR
Redação

Regional 13.10.2021 19H18

Uni+ oferece kit contra a violência no namoro para alunos universitários

Escrito por Redação
Projeto Uni+ tem à disposição um gabinete de apoio à vítima, em Braga.

No arranque de mais um ano letivo, o Kit de Estudante Contra a Violência no Namoro foi criado para fornecer informação sobre o fenómeno, assim como indicar os recursos disponíveis de apoio às vítimas.


A coordenadora científica do Uni+, Sofia Neves, vê este kit como uma oportunidade para as vítimas receberem apoio psicológico, social e jurídico, sendo direcionado especificamente para os estudantes do ensino superior.


Desde 2017 que a Associação Plano I está a recolher dados sobre a violência no namoro entre os estudantes do ensino superior. Para Sofia Neves, os resultados têm-se revelado preocupantes. “Temos taxas de mais de 50% de jovens que admitem já ter sofrido, pelo menos uma vez, violência no namoro. Mais de 30% dos jovens universitários já praticaram algum tipo de violência no namoro”, explicou. De frisar que a violência mais praticada é a psicológica. 


Contudo, a coordenadora do Uni+ refere que muitas vítimas só pedem ajuda após sofrer de violência física, por não reconhecer os sinais. “No caso da violência do namoro, parece que ainda há um conjunto de estereótipos que fazem com que nem sempre a violência seja identificada como tal”, frisou.


Questionada sobre as informações disponíveis, Sofia Neves considera que a mesma não está a ser utilizados em benefícios das vítimas e, por isso, qualquer iniciativa que facilite o acesso é fundamental.


O Kit de Estudante Contra a Violência no Namoro é disponibilizado online, a todos os estudantes de ensino superior, através site do Uni+. Em Braga, existe um gabinete de apoio presencial para as vítimas. A Associação Plano I está também a realizar um estudo online sobre a temática direcionado para os estudantes universitários.


*Ana Sofia Leite

Deixa-nos uma mensagem