ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

Nuno Gonçalves / UMinho
Vanessa Batista

Academia 22.11.2022 17H23

"UNISF vai ditar caminhos futuros para as regiões do Norte de Portugal e Galiza"

Escrito por Vanessa Batista
Declarações do reitor da Universidade do Minho, Rui Vieira de Castro, à margem do 2º Seminário para Altos Cargos Universitários.

O projeto "UNISF - Universidade sem Fronteiras- vai ditar caminhos futuros para as regiões do Norte de Portugal e da Galiza". Esta é a convicção do reitor da Universidade do Minho, Rui Vieira de Castro, à margem do 2º Seminário para Altos Cargos Universitários.


Esta terça-feira, todos os caminhos foram dar à UMinho, mais concretamente ao auditório do IB-S. Do lado português estiveram representantes das universidades do Porto, da UTAD e claro da UMinho. Já do lado espanhol estiveram responsáveis de Santiago de Compostela, Coruña e Vigo, a par da Fundação Centro de Estudos Euro-Regionais (CEER).


Em declarações à RUM, o responsável máximo da instituição de ensino superior minhota frisa que este projeto (UNISF) teve uma expressão e envolvimento muito expressivo das duas partes. Segue-se um processo de monotorização das quatro formações e, se necessário, fazer "algumas afinações". Rui Vieira de Castro não tem dúvidas que o projeto UNISF irá desencadear "novas áreas de interceção e colaboração" entre as partes.


O UNISF, que termina em dezembro deste ano, é cofinanciado em 75% pelo FEDER através do POCTEP num total de 1,4 milhões euros. De frisar que o Mestrado em Desafios das Cidades e o Doutoramento em Matemática e Aplicações são participados pelas seis academias.


Na UMinho, segundo a vice-reitora para Educação e Mobilidade Académica, Filomena Soares, a resposta às formações principalmente de 2º ciclo superaram as expetativas com a instituição a ser selecionada por seis estudantes para o mestrado em Desafios das Cidades e 20 alunos no mestrado em Direito transnacional da empresa e das tecnologias digitais. No caso dos doutoramentos, a procura foi mais "tímida" com quatro alunos no curso de Matemática e Aplicações e 17 em Ciências Sociais e Envelhecimento.


Um dos responsáveis pelo arranque do projeto é o antigo reitor e agora presidente da CCDRN, António Cunha, que marcou presença no evento.


À margem da palestra "UNISF: Passado, presente e futuro", o responsável falou sobre possíveis oportunidades de financiamento até 2027, nomeadamente com através do POCTEP – Programa Interreg Espanha - Portugal com um envelope financeiro de 300 milhões de euros e o Interreg Espaço Atlântico, do qual a CCDRN é a autoridade de gestão, tem à disposição 180 milhões de euros. 

Deixa-nos uma mensagem