Academia 26.09.2021 00H00
Universidade do Minho preenche 96,3% das vagas na primeira fase
Medicina, com 18,78 valores, é o curso da academia minhota com a nota do último colocado mais alta.
2.975 das 3.050 vagas disponibilizadas pela Universidade do Minho foram ocupadas, o que corresponde a uma taxa de 96,3%, abaixo da cifra de 98,4% verificada em 2020/2021. Os resultados da 1ª fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior foram divulgados este domingo.
O curso em que o último colocado teve classificação mais elevada foi Medicina, com 18,78 valores, à frente das licenciaturas em Engenharia e Gestão Industrial, 17,94, Engenharia Biomédica, 17,68, e Direito, 17,6. No total foram dez as licenciaturas e mestrados integrados com média superior a 17, mais um do que no ano letivo anterior.
Dos 57 cursos da Universidade do Minho, nove não preencheram as vagas na totalidade. O curso de Engenharia de Telecomunicações e Informática, com 22, está no topo da lista, seguido de Química e Engenharia de Polímeros (17), Engenharia Têxtil (15) e de Proteção Civil e Gestão do Território (12). Com menos de uma dezena, surgem Engenharia Civil (9), Estatística Aplicada e Engenharia Eletrónica Industrial e Computadores (8) e Ciências da Computação (2).
A nível nacional, 49.452 estudantes entram agora no Ensino Superior, menos 1.512 do que no ano transato. Sobram 6.393 vagas para a segunda fase do concurso, sendo que as candidaturas podem ser feitas entre segunda-feira e 8 de outubro.
Matrículas online com apoio de 'embaixadores'
O processo de inscrição dos novos estudantes na Universidade do Minho decorre exclusivamente online na próxima semana, entre segunda e sexta-feira. Os alunos têm à disposição um tutorial que explica o processo passo a passo.
A instituição de Ensino Superior minhota criou também uma equipa de apoio, que inclui atuais alunos, para responder a dúvidas durante a fase de inscrições. Essa mecânica vai funcionar a partir de segunda-feira, das 9h30 às 17h30, através das hiperligações e do chatbot acessíveis no portal sou.uminho.pt, bem como pelo telefone 253 604 112. A UMinho volta apostar nos ‘embaixadores’. Cerca de 300 estudantes das várias áreas vão dar a conhecer alguns aspetos sobre a academia.
Na quinta-feira serão realizadas três cerimónias de acolhimento aos novos estudantes, presididas pelo reitor Rui Vieira de Castro e pelo presidente da Associação Académica da Universidade do Minho (AAUMinho), Rui Oliveira.
O Programa de Acolhimento 2021/2022 contempla também um conjunto de atividades comuns a todos os estudantes (Programa de Acolhimento Geral), um conjunto de atividades promovidas pelas unidades orgânicas destinadas aos estudantes de cada curso (Programa de Acolhimento Específico) e ainda iniciativas desenvolvidas pela AAUMinho.
O órgão que representa os estudantes preparou ainda o GPS Caloiro, atividade que consiste na promoção de visitas guiadas dinâmicas aos campi da Universidade do Minho e às cidades de Braga e Guimarães.
As aulas iniciam a 4 de outubro.