ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

Fonte: UMinho
Catarina Martins

Regional 06.07.2022 12H15

UMinho acolhe conferência sobre os 650 anos da aliança Luso-Britânica

Escrito por Catarina Martins
O evento recebe, entre esta quarta-feira e sábado, 50 oradores, nacionais e internacionais.
Declarações de Alexandra Rodrigues de Araújo.

false / 0:00

Arranca esta quarta-feira a Conferência Interdisciplinar dos 650 Anos da Aliança Luso-Britânica com a participação de 50 oradores, nacionais e internacionais. Até este sábado, a Universidade do Minho (UMinho) recebe diversas personalidades e académicos que vão discursar sobre o passado, o presente e o futuro da mais antiga aliança diplomática do mundo.


O evento, promovido pela Escola de Direito da UMinho (EDUM), pelo Centro de Investigação em Justiça e Governação (JusGov) e pela iniciativa Portugal UK-650, conta com o Alto Patrocínio do Presidente da República.


Alexandra Rodrigues de Araújo, investigadora no JusGov e representante da organização do evento, sublinha a importância desta celebração, que considera ser um exemplo "de amizade, diálogo, superação e cooperação entre povos". "Pela primeira vez, um grupo tão numeroso e diversificado de especialistas de várias áreas do saber se reúnem para analisar esta aliança na sua longa duração", começa por dizer. "Vamos ter oradores que vão analisar a aliança desde os antecedentes, dos primórdios, até à atualidade e ainda projetar o futuro", acrescenta. 


A conferência inicia esta quarta-feira, pelas 16h00, no salão medieval da Reitoria da UMinho, com diversas intervenções, nomeadamente do reitor Rui Vieira de Castro, e dos presidentes dos municípios de Braga e Vizela, Ricardo Rio e Victor Hugo Salgado, respetivamente, da presidente da EDUM, Cristina Dias, da diretora do JusGov, Maria Miguel Carvalho, e da presidente do Portugal-UK 650, Maria João Rodrigues de Araújo. Está também prevista uma palestra intitulada 'Dois Cavaleiros Portugueses da Jarreteira e a Tragédia de Alfarrobeira' de Thomas Earle, professor emérito da Universidade de Oxford (Reino Unido), e ainda uma atuação da Orquestra da UMinho.


A partir de quinta-feira, a conferência tem lugar no auditório nobre da EDUM, no campus de Gualtar. Pelas 19 horas, a música regressa com o Coro do Queen's College de Oxford (Reino Unido), dirigido por Owen Rees, ao salão medieval da Reitoria da Universidade do Minho, no Largo do Paço.


O programa inclui oradores de dez universidades nacionais, além das universidades de Oxford, Warwick, Cardiff, Nottingham Trent (Reino Unido), Alabama (EUA) e San Pablo CEU (Espanha). Juntam-se ainda Jorge de Abreu, presidente da Câmara de Comércio Luso-Britânica, Mário Godinho Matos, antigo embaixador em Havana, Maputo e Moscovo, Eurico Gomes Dias, o mais jovem da Academia Portuguesa da História, ou Sean Cunningham, diretor de Registos Medievais nos Arquivos Nacionais britânicos.


No sábado, antes da sessão de encerramento, às 10h15, Sean Cunningham, diretor de Registos Medievais nos Arquivos Nacionais britânicos, fará uma apresentação "muito interessante" intitulada 'Pelos Laços de Sangue e Antiga Amizade: o processo de elaboração dos tratados e a renovação da Aliança Luso-Britânica nos séculos XIV-XVI'. Pelas 11h30, a sessão de encerramento conta com os discursos do embaixador do Reino Unido, Cristopher Sainty, do reitor da UMinho, Rui Vieira de Castro, do Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, almirante António Silva Ribeiro, e da representante da organização do evento e do JusGov, Alexandra Rodrigues de Araújo. O momento conta com a atuação da Banda do Exército e uma palestra do tenente-coronel Carlos Filipe Afonso. 

Deixa-nos uma mensagem